O deputado Carlos Casteglione (PT) homenageou os 40 anos da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Espírito Santo (Fetaes) durante sessão solene na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales), realizada na tarde desta quarta-feira (21), no Plenário “Dirceu Cardoso”.
O deputado destacou a importância da entidade para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, e da agricultura familiar para a economia do Estado, onde predominam pequenas propriedades. “A Fetaes trabalha com diversas outras entidades trazendo qualidade de vida aos agricultores do nosso Estado. Deixo registrada nesta Casa esta homenagem à Federação e aos trabalhadores da agricultura”, ressaltou.
A solenidade, presidida pelo deputado Carlos Casteglione, contou com a presença do deputado Claudio Vereza (PT) e com a participação de cerca de 150 pessoas, como o secretário de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Givaldo Vieira (PT); o subsecretário de Estado da Agricultura, Cleber Bueno Guerra; o presidente da Fetaes, Natalino Cassaro; o superintendente do Incra, José Gerônimo Brumatti; a coordenadora de Mulheres Rurais e diretora da Fetaes, Maria da Penha Canabarro da Silveira; o secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores, Jaceir Alves Fernandes; o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valério Ribom; além de representantes de sindicatos, prefeituras e câmaras municipais e trabalhadores rurais.
A sessão foi aberta ao som dos hinos Nacional e do Espírito Santo e contou com a apresentação do coral “Della Mamma”, cantando músicas italianas, e a exibição de um vídeo com os melhores momentos da festa de 40 anos da entidade. O presidente da Federação, Natalino Cassaro, recebeu uma placa e outros dez homenageados foram condecorados com diplomas, em reconhecimento às suas lutas e aos trabalhos que desenvolvem em todo o Espírito Santo.
Macaciel Jonas Breda, ex-presidente da Federação, falou em nome dos homenageados e disse que a Fetaes é uma das maiores entidades sindicais do Espírito Santo e que comemorou, no último dia 11 de abril, 40 anos de luta e conquistas em favor dos mais de 400 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado.
Segundo ele, ao longo dos seus 40 anos de existência, a entidade viu a inquietação tomar conta do campo e o desânimo aumentar o êxodo rural, acelerar o inchaço das favelas e encarecer o custo de vida. “Mas estamos vivenciando uma nova fase com a criação de políticas e oportunidades visando reduzir esse problema social”, disse.
Lembrou que, atualmente, estão em andamento projetos importantes como a construção de habitações rurais, a capacitação dos jovens por meio do Consórcio Social da Juventude Rural, a reforma agrária via Programa Nacional de Crédito Fundiário, a criação de novas linhas de financiamento e a destinação de mais recursos para o Pronaf, a criação de cooperativas de crédito, produção e comercialização, dentre outros.
Foram homenageados:
Natalino Cassaro – presidente da Fetaes
Antônio Laurentino Mazoco
Paulo de Tarso Caralo
Macaciel Jonas Breda
Pedro Vill
Elizete Almeida de Abreu
Dauri Tamanhão
Nilton Brandolim
Gildete Rocha Dias
Maria José Alves Ferreira
Solange de Fátima Reboli Bissoli

