O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Conceição do Castelo realizam, nesta sexta-feira (16), um encontro técnico para produtores de tangerina Ponkan.
A capacitação será dividida em dois momentos. Pela manhã, a partir das 8 horas, as atividades serão no Ginásio de Esportes de Santa Luzia, onde os participantes receberão capacitação sobre a comercialização de tangerinas no Espírito Santo e no Brasil.
À tarde, das 14 às 16h30, os produtores estarão na propriedade de José Admar Zanão, onde, de forma prática, serão instruídos sobre adubação e qualidade de frutas, as formas de colheita e como padronizar e embalar o produto para agregar valor na pós-colheita.
De acordo com Engenheiro Agrônomo do Incaper, Sebastião Antônio Gomes, o objetivo do encontro será levar informações e conhecimentos aos produtores, para que eles possam agregar maior valor ao seu produto.
O encontro contará com a participação de 100 produtores familiares, dentre eles, 12 fruticultores da região do Limo Verde, em Divino de São Lourenço.
“O objetivo da excursão é trocar experiências com os produtores de tangerina Ponkan para fomentar o cultivo dessa fruta no município, buscando a diversificação agrícola e a melhoria de renda dos agricultores familiares”, explica o engenheiro agrônomo do Incaper de Divino de São Lourenço, Ricardo Eugênio Pinheiro.
Segundo Pinheiro, Divino de São Lourenço apresenta um potencial agronômico e climático para o desenvolvimento da fruticultura, porém essa atividade é pouco desenvolvida no município, predominando a monocultura de café e pastagem.

