No evento que lançou oficialmente o novo Pedeag – Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba, no Centro de Convenções, em Vitória, o palestrante Xico Graziano, agrônomo e Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, criticou alguns setores que tratam os agricultores familiares como “coitadinhos”.
Graziano disse que, no Brasil, os agricultores familiares sempre foram tratados com paternalismo. “Nossa sociedade é paternalista de origem, cultivamos essa dependência. Temos que parar com isso. Precisamos ensinar o agricultor familiar a empreender e não mantê-lo dependente”.
Ouvido atentamente pelos presentes no evento, Graziano afirmou que para levar desenvolvimento sustentável ao setor agrícola é necessário dar “armas” para que o pequeno produtor cresça. “O Estado precisa ser um instrumento para que o agricultor tenha oportunidade de crescer. Pequeno produtor sim, de base familiar sim, mas empresário”, salientou.
O agrônomo ainda deu a receita para o desenvolvimento da agricultura nacional. “Quando vou a uma feira agropecuária não fico preocupado com quantos milhões de reais o evento movimentou, mas sim com quantos ônibus de agricultores foram ao evento. Quando o agricultor conhece novas tecnologias, ele tem muito mais chance de sucesso na atividade”.
Redação Campo Vivo

