Agroenergia une interesses de quatro Estados

por admin_ideale

 


Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais uniram seus potenciais de produção agrícola e de infra-estrutura de escoamento para dar um salto na produção de agroenergia no país. A medida foi consolidada nesta sexta-feira (19/10), com a assinatura do termo de criação da Fronteira Leste para Biocombustíveis.



Durante o encontro, os secretários de Agricultura do Espírito Santo, César Colnago; do Rio, Christino Áureo; e da Bahia, Geraldo Simões de Oliveira – o de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues, não pode comparecer – assinaram um termo de cooperação visando à estruturação de ações conjuntas de estímulo, comercialização e exportação do produto. 


“ A iniciativa é muito importante. Os quatro estados já têm tradição na produção de cana-de-açúcar e agora também vão apostar nesta nova frente de exploração: o biodiesel. Com ela vamos evoluir na pesquisa, na integração da mão-de-obra e na capacitação, incluindo a questão ambiental”, assinalou o secretário Christino Áureo.


 


Como exemplo, o secretário citou o problema da queimada na lavoura de cana, que poderia ser reduzida com mecanização. Mas, segundo ele, isso depende de planejamento, zoneamento econômico ecológico e de iniciativas conjuntas.


“O setor não pode ser tratado isoladamente como uma divisa geográfica entre os estados. Na verdade, as ações têm que ser conjuntas e além das fronteiras. Se não houver um bloco de integração, não há desenvolvimento. Esta iniciativa pioneira envolve interesses comuns de uma região agrícola de um novo pólo que está surgindo”, disse Christino Áureo.



Na avaliação do secretário de Agricultura do Espírito Santo, César Colnago, o termo de cooperação integra uma região que tem tradição na produção de cana-de-açúcar, com usinas de processamento e uma logística instalada.



”O ato de hoje nos fortalece e cria uma frente com maior força política e de visibilidade. Somos produtores, processadores, consumidores e exportadores com um custo muito menor de investimento em logística, porque estamos próximos do mar. A iniciativa de expandir a produção nestes estados é fundamental, assim como a busca por investidores e modernização do setor. O secretário Christino Áureo foi muito feliz quando propôs essa articulação entre os quatro estados”, finalizou Colnago.


 


O documento assinado pelos secretários também prevê a expansão das áreas de plantio de cana-de-açúcar e o incentivo à produção de oleaginosas para a produção de biodiesel, com o objetivo de conquistar investimentos e desenvolver projetos agroindustriais.


 


Também estão previstas parcerias com empresas privadas e públicas, em especial com as universidades e centros de pesquisas estaduais e com municípios localizados nas regiões produtoras, para desenvolver tecnologias na produção do álcool e biodiesel.


Segundo Christino Áureo, estudos preliminares apontam a disponibilidade de um milhão de hectares para a produção de cana para etanol e grãos para biodiesel nesses estados.


“São áreas de pastagens e de lavoura com baixa produtividade e sem restrições ambientais”, destacou o secretário.


 


O empenho do governo do estado do Rio em criar a Fronteira Leste se fortalece com a vocação histórica dos estados no plantio de cana-de-açúcar. Levantamentos técnicos realizados indicam que as regiões envolvidas têm condições de expandir suas áreas de plantio tornado-se grandes fornecedores de energia renovável, tanto para o mercado interno quanto externo. Ao mesmo tempo, Rio, Espírito Santo, Bahia e Minas podem incentivar a produção de oleaginosas para a produção do biodiesel.


 


De acordo com Christino Áureo, a capacidade de produção da região e a integração entre os estados vizinhos, que dispõem de uma logística facilitadora para o escoamento da produção, com infra-estrutura portuária e rodoviária, foi levada em consideração, uma vez que proporciona um ambiente favorável à atração de investimentos.


“Além disso, o escoamento do álcool será facilitado, pois não será necessária a utilização de alcoodutos. Portos como os de Vitória e do Rio poderão assumir essa função”, ressaltou o secretário.


 


Esta iniciativa do Rio de Janeiro vem se somar ao trabalho que o governo do estado vem realizando para estimular o desenvolvimento de alternativas de energia com menor impacto ambiental de caráter renovável, tendo na agricultura uma saída viável.


 


Também participaram da solenidade de assinatura da criação da Fronteira Leste o subsecretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Roberto Mofati; o presidente do Sindicato das Indústrias de Cana-de-Açúcar de Campos, Geraldo Coutinho; e o presidente da Associação Fluminense de Plantadores de Cana, Eduardo Crespo, entre outras autoridades.


 


 


Assessoria de Comunicação – Seappa/RJ

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar