Estado propõe regulamentar Defesa Sanitária Vegetal

por Portal Campo Vivo

Cerrado VivoO Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 235/2016, que regulamenta a Defesa Sanitária Vegetal. O objetivo da iniciativa, lida na sessão ordinária da última terça-feira (2), é impedir a introdução de pragas que podem produzir danos a lavouras, sobretudo aquelas de importância economia e social, de acordo com a mensagem do Executivo. A matéria tramitará pelas Comissões de Justiça, de Agricultura, de Meio Ambiente e de Finanças.

Conforme descreve o governador Paulo Hartung (PMDB) no texto do PL, a ausência de regulamentação no Estado exige que tais atribuições sejam ocupadas por legislação federal, instruções normativas do Ministério da Agricultura (Mapa) e portarias da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). “Entretanto, algumas ações ficam prejudicadas por falta desse marco regulatório estadual”.

Dentre as práticas que serão adotadas para impedir a introdução de pragas, a matéria estabelece o controle da entrada e trânsito de vegetais e até mesmo a destruição desses produtos se for necessário. Já a prevenção ficará a cargo de campanhas educativas. O projeto ressalta a utilização de “procedimentos que resguardem a qualidade do meio ambiente e da saúde humana”.

O órgão gerencial será a Seag, que normatizará a “Política Estadual de Defesa Sanitária Vegetal”, ao passo que a execução das medidas caberá ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). O Idaf receberá assessoramento da Comissão de Defesa Vegetal, criada pela lei, e seus membros (não remunerados), proporão normas relativas à produção vegetal e medidas de certificação fitossanitária.

Medidas

Ao todo, o PL enumera 16 ações que poderão ser colocadas em prática. Entre elas destacam-se as seguintes: fiscalizar o trânsito de vegetais em todo o território capixaba; promover a interdição do trânsito como meio de erradicar pragas; e apreender e determinar a desinfestação de veículos no transporte de vegetais contaminados e liberar ou não o trânsito de vegetais infestados, uma vez submetidos à desinfecção.

A lei também prevê a eliminação de vegetais quando infectados por pragas; e o cadastramento de profissionais habilitados para emissão de documento fitossanitário. Além disso, a matéria preza pela questão das capacitações, incluindo entre as atribuições do Idaf a promoção de cursos, campanhas e ações de educação sanitária voltadas aos produtores rurais.

Trânsito e controle

O projeto de lei condiciona a entrada de vegetais quando hospedeiros de pragas à apresentação de dois documentos: a “Permissão de Trânsito de Vegetal”, emitido por responsável técnico habilitado do Estado; e a análise laboratorial, em instituição credenciada pelo Mapa, bem como a realização de procedimento de controle, quando necessária.

Já na área de controle de praga, a proposição detalha as ações que poderão ser executadas, tais como a destruição de vegetais, produtos e subprodutos associados; a interdição de propriedades, viveiros, armazéns, galpões; a desinfestação de veículos, máquinas e equipamentos; o tratamento de vegetais e produtos vegetais, entre outras medidas.

A lei obriga os proprietários a serem submetidos às medidas apresentadas pelos programas oficiais e isenta o Estado por eventuais indenizações advindas dessas ações. O descumprimento sujeitará o pagamento de multa por parte do infrator, que ressarcirá o Estado em caso de “realização de tratos culturais necessários”.

Marcos Bonn/Web Ales

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar