Problemas fitossanitários e oferta afetam rentabilidade do mamão

Pressão sobre os preços foi causada pelo aumento pontual da oferta e problemas como macha-chocolate e antracnose

por Portal Campo Vivo
Foto: Pixabay

O mês de maio foi marcado pela oscilação das cotações de mamão havaí 12-18 no Norte do Espírito Santo, o que diminuiu margens aos produtores. Na média mensal, por mais que preços de comercialização tenham se mantido acima dos custos de produção, as cotações recuaram 24% frente abril. A pressão sobre os preços foi causada principalmente pelo aumento pontual da oferta e pela desvalorização dos frutos devido a problemas fitossanitários como macha-chocolate e antracnose. 

A proliferação dessas doenças seguiu como consequência direta do alto volume de chuvas, que, segundo dados da Climatempo, ficou 190% acima da média em Linhares (168 mm) ao longo do mês passado. Essa condição climática adversa também provocou uma queda de 6% na produtividade das lavouras, que registraram 70 t/ha.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Em relação aos custos, por mais que tenham recuado levemente no mês, houve maior dificuldade de diluição nas lavouras em virtude da menor produtividade registrada. Assim, preços mais baixos e produtividade menor limitaram a rentabilidade média dos produtores que, ainda que positiva, recuou 39% frente a abril, com mamocultores registrando rendimentos médios de R$0,76/kg. 

Para junho, as perspectivas tendem a ser mais positivas visto a expectativa de nova reação dos preços, dada a menor oferta esperada para o período. Ainda assim, caso a fitossanidade continue a impactar as lavouras é possível que rendimentos sejam menores e haja aumento dos custos com defensivos, o que poderá estreitar margens.

HFBrasil

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar