Agroindústria de polpas de frutas é a primeira regularizada em Sooretama

por Portal Campo Vivo

Propriedade localizada no distrito de Juncado tem um pomar de goiaba, maracujá e acerola, e recebe frutas de outros produtores

A regularização da agroindústria Dafruta, em Sooretama, é a primeira do município e foi concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no início de março. A atuação do Incaper foi desempenhada com assistência técnica em todo o trâmite burocrático e legislativo para a regularização da agroindústria.

Há cerca de 10 anos, os técnicos do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper de Sooretama auxiliam a produção familiar do agricultor Zenildo Valandro e sua esposa Dayana Bada Valandro com técnicas de plantio, manejo, adubação, irrigação, análise do solo entre outras. A propriedade localizada no distrito de Juncado tem um pomar de goiaba, maracujá e acerola.

Para a maior diversificação de sabores das polpas de sucos, a agroindústria recebe de outros produtores frutas como manga, cacau, cajá e graviola. O agricultor participa de uma associação do município e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sooretama, sendo inserido no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) há dez anos. No entanto, sem a regularização para fazer a entrega das polpas direto ao PNAE, o agricultor precisava processar suas frutas em uma agroindústria a 150 quilômetros de distância, em Colatina.

“Gastava tempo, porque é muito chão para andar e ainda muito dinheiro pagando o processamento. Agora, com a regularização posso vender diretamente para o PNAE. Isso abre novos mercados em empresas e até outras cidades maiores como Linhares e São Mateus. O Incaper foi fundamental nesse processo prestando todo auxílio, principalmente na parte burocrática”, disse Zenildo Valandro.

O extensionista e engenheiro agrônomo do ELDR do Incaper de Sooretama, Lucas Calazans, explicou que o trabalho desenvolvido com o agricultor contempla a adoção do Manual de Boas Práticas de Fabricação. “Nós orientamos a produção familiar no manejo da produção na propriedade, em como o agricultor deve receber a matéria-prima até a comercialização final. Sobre a conquista da regularização, faço um destaque especial ao trabalho desenvolvido pelos colegas do escritório de Sooretama e também para a participação da engenheira de alimentos do Incaper, Mariana Vinha, que ajudou com orientações sobre legislação e muitas outras”.

O agricultor pode ainda receber frutas de outros cooperados e fazer o processamento para serem transformadas em polpas, fortalecendo, assim, outros agricultores familiares da região no processo de comercialização, afirmou Calazans. “Com a regularização da agroindústria, o produtor fica apto a vender para onde desejar. Se uma grande empresa do município adota a política de comprar somente de fornecedores da região, o agricultor pode fazer a venda, porque é regularizado e ganha ainda mais por ser uma venda direta”, completou.

Abacaxi Vitória será plantado na propriedade

A variedade de abacaxi Vitória, desenvolvida pelo Incaper, será plantada na propriedade familiar do agricultor Zenildo Valandro, em Sooretama. A implantação da cultura faz parte de um projeto de pesquisa do Instituto que será inserido nas próximas semanas e irá destinar boa parte da produção de abacaxi para a agroindústria, resultando em um novo sabor de polpa de suco.

“Estou com boas expectativas com a implantação dessa pesquisa. Nunca plantei abacaxi, mas vou ter por perto os extensionistas e pesquisadores que são a referência para aprender a cultivar”, ressaltou o agricultor.

Incaper

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar