
A 5ª edição da Feira de Turismo Rural do Espírito Santo (RuralturES 2025) está prestes a começar! De 14 a 17 de agosto, no Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante (ES), o evento reafirma sua posição como um dos maiores do país dedicados ao turismo rural. Com o tema “Experiências sustentáveis que transformam o turismo rural”, a Feira convida visitantes a mergulharem em vivências autênticas, que valorizam a cultura local, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico das comunidades rurais capixabas.
Uma das grandes novidades deste ano é a ampliação da área do evento. A nova estrutura ocupa 4 mil metros quadrados, distribuídos em um terreno de 6 hectares estrategicamente localizado em frente ao Polo Sebrae de Turismo de Experiência e à Casa Nostra. A expansão representa um crescimento de aproximadamente 71,3% em relação à edição de 2024, que contou com 2.335 metros quadrados de espaço. Com isso, a RuralturES 2025 oferece ainda mais conforto, inovação e oportunidades para expositores e visitantes, criando um ambiente propício para experiências e negócios.
O sucesso da última edição, que atraiu quase 20 mil pessoas e gerou R$ 5,5 milhões em negócios, impulsionou a organização a apostar em um evento mais robusto e diversificado. A expectativa é receber cerca de 30 mil visitantes em 2025, consolidando a Feira como uma vitrine poderosa para o turismo rural do Espírito Santo. A RuralturES é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e do Sebrae/ES, com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Descubra o Espírito Santo e Governo do Estado por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e de Desenvolvimento.
A programação traz atrações para todos os gostos e perfis, destacando o melhor da cultura, gastronomia, artesanato e produção local. Um dos destaques é a tradicional Expedição Tropeira, que celebra 15 anos em 2025. Com cerca de 36 participantes entre montados e equipe de apoio, o grupo saiu no último dia 07 do Santuário Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, e seguirá por um percurso de cerca de 200 km até a chegada na RuralturES, nesta quinta-feira (14). A expedição é uma verdadeira imersão histórica e cultural, resgatando as raízes do transporte e comércio rural.
Outro ponto alto do evento é o Seminário Capixaba de Uvas de Inverno para Produção de Vinhos Finos, nesta sexta-feira (15), no auditório da Feira (*Confira programação abaixo). O seminário traz especialistas, produtores e pesquisadores para discutir o potencial do Espírito Santo na vitivinicultura de inverno, apresentando novas técnicas e pesquisas, como a delimitação de áreas aptas para essa produção inovadora. O público poderá acompanhar painéis, depoimentos de vitivinicultores e conhecer a atuação do Sebrae/ES no fomento ao enoturismo local.
As experiências cervejeiras também ganham espaço especial no evento. No sábado (16), a Cervejaria Grecco promove uma degustação guiada, unindo teoria e prática sobre a produção artesanal, seguida de harmonização com petiscos selecionados. Já no domingo, a Cervejaria Tarvos apresenta uma imersão sensorial que revela a ciência e a paixão por trás de suas cervejas, com harmonizações que exaltam os sabores das Montanhas Capixabas. Ambas as experiências são ministradas por mestres cervejeiros e limitadas a 20 participantes, garantindo um atendimento personalizado.
Passeio de bike
Para os amantes de atividades ao ar livre, a RuralturES oferece o “Bike Terroir” ou “Pedal Gourmet”, um roteiro de aproximadamente 23 km que une passeio de bicicleta e degustações em pontos icônicos da região. O trajeto inclui café especial na Zandonade, queijos premiados na Artelatte, cervejas artesanais na Altezza e embutidos no Agroturismo Brioschi. A aventura é acompanhada por guia especializado e seguro, proporcionando uma experiência rica em sabores e paisagens durante cerca de quatro horas.
Além disso, a Feira destaca as oficinas de harmonização, que acontecerão nos dias 16 e 17 de agosto. Uma delas une cafés especiais das Montanhas Capixabas a queijos, geleias e embutidos, oferecendo uma vivência sensorial que ressalta o terroir local. Outra oficina é dedicada aos vinhos de dupla poda, uma técnica inovadora que permite a colheita das uvas no inverno, revelando um novo potencial para a vitivinicultura capixaba. Essas oficinas são abertas a apreciadores, profissionais e turistas, promovendo o conhecimento técnico e cultural da região (*Saiba mais abaixo).
Para se ter uma ideia do que espera os visitantes, a trilha sonora da Feira será o canto das aves na experiência “A Magia de Passarinhar”, vivência sensorial coordenada pela bióloga Claudia Pimenta. Os participantes poderão escolher entre trilhas diurnas e noturnas, ambas com um quilômetro e níveis de dificuldade de leve a médio, em meio à rica biodiversidade da Fazenda Pindobas, onde mais de 250 espécies de aves já foram registradas. A atividade inclui guia especializado, kit do observador, pontos de parada com QR Codes e recursos acessíveis, além de uma ação simbólica para os cem primeiros participantes inscritos: ao final da trilha, que custam R$ 20,00 e tem limites de vaga, cada visitante planta sua própria mudinha. Essa e outras experiências pagas podem ser adquiridas com antecedência no site www.ruraltures.com.br. No site, também é possível agendar passeios de mula e pedalinho e uma visita à Casa Nostra, uma autêntica experiência na cultura do imigrante italiano.
Um espaço especial será dedicado às Indicações Geográficas (IGs) do Espírito Santo, reunindo nove das dez IGs reconhecidas no estado, como o socol de Venda Nova do Imigrante, a panela de barro de Goiabeiras, o cacau de Linhares, entre outros. A iniciativa, realizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em parceria com o Sebrae/ES e o MCC&VB, visa valorizar a origem, a cultura e a qualidade desses produtos, que representam a identidade e a sustentabilidade do território capixaba. O público poderá conhecer, adquirir e experimentar essas delícias em ações especiais durante a RuralturES.
“A RuralturES se destaca como um evento único, que conecta turistas, produtores rurais e negócios em um só lugar e oferece uma experiência imersiva no agroturismo, com apresentações culturais, artesanato e gastronomia típica”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo. Além de promover a valorização da cultura local e de fomentar negócios, o evento promove o desenvolvimento sustentável e a visibilidade da região, consolidando o Espírito Santo como referência nacional em turismo rural ao reunir atividades relacionadas ao agroturismo e ao turismo de experiência.
Experiências da RuralturES 2025:
Passeio de Mula
Pedal no lago
Casa Nostra e Exposição Autoguiada
Passarinhada (Trilha da Mata ou Trilha do Lago)
Experiências Cervejeiras:
Sábado (16/08), 16h30-17h30 – Cervejaria Grecco (degustação e harmonização).
Domingo (17/08), 16h30-17h30 – Cervejaria Tarvos (imersão sensorial).
Bike Terroir (Pedal Gourmet): Passeio ciclístico de 23 km com degustações em quatro pontos, 16/08, 8h30, até 10 pessoas.
Oficina de Harmonização de Café: Degustação e combinações de cafés e produtos locais, 16 e 17/08.
Oficina de Harmonização de Vinhos de Dupla Poda: Experiência sensorial com vinhos finos e produtos regionais, 16 e 17/08.