
É crescente a preocupação dos consumidores globais por produtos cultivados e fabricados com respeito socioambiental, assim como a de produtores com os impactos dos extremos climáticos em suas lavouras. Para contribuir com os atores da cafeicultura, do campo à xícara, a ofi (Olam Food Ingredients) apresentará suas soluções inovadoras em sustentabilidade, tecnologia e suporte ao cafeicultor no 10º Coffee Dinner & Summit, que será realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), de 2 a 4 de julho, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP).
Com o propósito de ser um agente de mudança para uma boa alimentação e um futuro saudável, contribuindo para que os produtores tenham uma vida digna no campo, a ofi, que é patrocinadora na Categoria Prata do Coffee Dinner & Summit, criou seu programa próprio de gerenciamento de sustentabilidade, o AtSource, que possibilita o monitoramento e a rastreabilidade em diversos indicadores sociais e ambientais, gerando um impacto significativo nos meios de subsistência dos agricultores e no meio ambiente nas regiões produtoras de café em todo o mundo.
A empresa mantém contato próximo com seus produtores parceiros através de uma estrutura de originação distribuída pelas principais regiões cafeeiras no Brasil, abrangendo cafés arábica, conilon e especiais, e através de seu aplicativo ofi Direct. “Essa plataforma permite que os fornecedores se conectem diretamente com a ofi de maneira transparente, inovadora e justa, conferindo autonomia ao cafeicultor para decidir qual é o melhor momento para comercializar seu café”, explica Jeronimo Pereira, presidente da Divisão de Café da ofi no Brasil.
Para conectar esse café cultivado com respeito aos critérios ESG aos consumidores mundiais, Jeronimo conta que a empresa possui uma equipe de trading que os conecta com os clientes onde quer que estejam. “Nosso sistema logístico garante a movimentação eficiente dos cafés em todo o Brasil e o embarque para todos os continentes, monitorados por uma equipe de qualidade rigorosa em cada etapa”, anota.
Ele completa que essas operações são possíveis graças aos profissionais da ofi. “Assumimos protagonismo na implementação de iniciativas que promovam mudanças verdadeiras e positivas para a cadeia da cafeicultura, especialmente para os produtores rurais e trabalhadores do campo. Tudo isso é possível graças às pessoas que fazem acontecer: uma equipe diversa, com experiências e perspectivas únicas, unidas por um único propósito”, comenta Jeronimo Pereira.
A nova estratégia de sustentabilidade da ofi, a Choices for Change, define as ambições que a empresa aspira entregar até 2030 e como pretende tornar isso realidade para agricultores, clientes e parceiros em suas cadeias de suprimentos.
A ofi é uma líder global que fornece ingredientes e soluções para a indústria de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo, atuando em diversas plataformas de produtos, como café, cacau, laticínios, castanhas e especiarias. No Brasil, mantém operações de café solúvel, cacau, pimenta do reino e café verde, que, desde 2004, vem construindo uma história de mais de 20 anos de transformação, colocando o cafeicultor no centro das decisões.
Evento “Carbono Zero”
Honrando seu pilar de atuação voltado a responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e segurança alimentar, o Cecafé obteve o Selo Verde da startup de reflorestamento Ecooar Biodiversidade para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a realização do 10º Coffee Dinner & Summit.
Através do cálculo das emissões de carbono geradas nos três dias do evento, a entidade compensou 9,8 toneladas de CO2 e equivalentes através do plantio de 69 árvores nativas, contribuindo para o reflorestamento e a regeneração da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente (APP) na Fazenda do Lobo, produtora de café especial em Três Corações (MG).
Coffee Dinner & Summit
Realizado pelo Cecafé, o evento se destaca como um dos principais fóruns globais do setor cafeeiro, reunindo, a cada dois anos, mais de mil pessoas e líderes de todos os segmentos da cafeicultura brasileira e mundial, além de autoridades governamentais, para promover a prospecção de negócios, criar oportunidades comerciais, compartilhar experiências e fazer networking, aproximando players do agronegócio e apaixonados pelo café em um ambiente espaçoso e aconchegante.
Sob o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos cafés do Brasil”, a 10ª edição do Coffee Dinner & Summit tem por objetivo promover o debate e a reflexão sobre os desafios econômicos, climáticos, socioambientais, regulatórios e logísticos, que trazem desafios e oportunidades às nações cafeeiras, principalmente ao maior produtor mundial de café, o Brasil, no que tange a iniciativas sustentáveis estruturadas sob critérios ESG e o abastecimento global, na expectativa de analisar o futuro do fluxo do comércio. Os interessados podem obter mais informações e realizar suas inscrições no site https://coffeedinner.com.br/.
ofi Café Verde – Brasil
Desde o início de suas operações para café verde no Brasil, em 2004, a ofi tem se dedicado a construir uma presença sólida e confiável no mercado. Com uma rede de originação que conta com escritórios e armazéns distribuídos em todas as principais regiões cafeeiras do país, a empresa assegura agilidade e excelência em todas as etapas do processo.
A ofi também se destaca pelo investimento em soluções inovadoras, como o ofi Direct, um aplicativo que permite que os fornecedores se conectem diretamente com a empresa de maneira transparente, inovadora e justa, e pela implementação de um programa de sustentabilidade próprio, o AtSource, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da cadeia do café.
Cecafé