Primeira remessa de milho transportado por ferrovia chega ao Espírito Santo

0

 


A primeira remessa dos mais de nove milhões de quilos de milho que chegarão ao terminal de cargas de Viana, para abastecer os setores de avicultura e suinocultura do Estado, já está sendo distribuída desde a manhã desta quinta-feira (27) para os municípios produtores dessa atividade agrícola.
 
A operação de transporte foi marcada pela chegada dos 20 vagões da empresa Vale, cada um com 55 mil quilos de milho, totalizando 1.100.000 quilos, que já foram transportados por 10 carretas para o município de Santa Maria de Jetibá.


O secretario de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, César Colnago, e o representante da Associação dos Avicultores do Espírito Santo, Nélio Hand, acompanhou de perto o processo de desembarque do milho proveniente do Mato Grosso do Sul.


“O Governo do Estado, por intermédio da Seag, articulou junto à Vale o transporte do produto por ferrovia com o objetivo de baratear os custos para os produtores. A intenção junto às cooperativas e associações é criar um fluxo permanente de demanda através de contratos de longo prazo. Temos que trazer pelo menos dez mil toneladas a cada 30 dias para podermos brigar novamente pela redução do custo do frete”, disse o secretário.


O transporte ferroviário é uma alternativa para reduzir custos tanto para o criador quanto para o consumidor. Vale lembrar que, cada saca de 60 quilos transportada pela estrada de ferro representa R$ 1 a menos, valor que na conta final é significativo, já que só desta carga cada criador vai comprar entre 200 e 1.500 toneladas de milho. Essa redução de custo conseqüentemente irá diminuir os preços dos produtos comprados pelos consumidores.


Os criadores que vão comprar o milho que chegou ao Estado são dos seguintes municípios: produtores de frango de Domingos Martins, Marechal Floriano e Linhares; produtores de aves comerciais de Santa Maria de Jetibá e produtores de suínos de Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Castelo. Inicialmente serão 35 produtores atendidos.


A operação terá continuidade nos próximos dias e já estão a caminho do terminal de cargas de Viana mais 2.700.000 quilos de milho. Ainda estão previstos para o mês de janeiro a chegada de mais 6 milhões de quilos do produto.



 


Gerência de Informação e Análise – Seag

Compartilhar:

Deixar um Comentário