O Espírito Santo está expandindo a produção de abacaxi e nesta terça-feira (20) o Incaper, irá distribuir 50 mil mudas da variedade ‘Vitória’ para o Norte do Estado, sendo 38 mil para Colatina, 10 mil para São Gabriel da Palha, 1 mil para Itaguaçu e 1 mil para São Domingos do Norte.
Além dessas, no início deste mês foram distribuídas outras 50 mil mudas para o município da Serra, somando-se, ao todo, 100 mil mudas de abacaxi distribuídas em 2010. A ação faz parte das metas do Pólo de Abacaxi, que já distribuiu 800 mil mudas em todo o Estado desde 2007.
Mas a expansão não pára por aí. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, está em processo de aquisição de mais 800 mil mudas da fruta para serem distribuídas a partir do segundo semestre de 2010 e 2011.
De acordo com a coordenadora do Programa de Fruticultura do Incaper, Adelaide Santana da Costa, a distribuição das mudas está dentro das metas do novo Plano Estratégico de Desenvolvimento Agricultura Capixaba (Pedeag), que prevê o fomento da fruticultura como forma de diversificação agrícola. O objetivo é oferecer aos agricultores capixabas mais uma fonte de renda e combater a monocultura.
As mudas entregues irão formar Unidades Demostrativas que servirão para testar o desenvolvimento das plantas nos municípios e para disseminar as tecnologias adequadas para cultivo da fruta. Os produtores que recebem as mudas têm acompanhamento técnico do Incaper, com o intuito de garantir a qualidade e a prosperidade da produção.
Polo de Abacaxi
O Pólo de abacaxi da Região Norte do Estado do Espírito Santo contempla municípios prioritários e outros que fazem parte de uma área tida como com potencial de expansão. Todos os municípios componentes da área prioritária já têm produção da fruta. Agora, as mudas estão sendo destinadas aos municípios com potencial, com o intuito de expandir a produção.
Tradicionalmente, o abacaxi é cultivado apenas no Sul do Espírito Santo, nos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim. Entretanto, a partir de 2004, a produção se expandiu também para o Norte do Estado, já que observou-se na região condições favoráveis de clima e solo para o desenvolvimento da cultura e um amplo potencial de produção de abacaxi que não era explorado.
Este crescimento faz parte das metas do Pólo de Abacaxi do Espírito Santo, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e do Incaper, com o intuito de desenvolver a atividade no Estado.
Paula Varejão

