Região Norte conclui seminários do Novo Pedeag

0

 


A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) realiza, nesta terça-feira (11), a partir das 8h30, no Cerimonial Rampinelli, em São Mateus, o último seminário regional do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag). Na ocasião serão discutidas as estratégias de atuação para o período de 2007-2025 para cada segmento agrícola de destaque da Região Litorânea Norte.


 


As atividades agropecuárias estruturantes na região são: café Conilon, pecuária de leite, fruticultura, silvicultura e cana-de-açúcar (etanol). Como diversificação agrícola é utilizada a pecuária de corte, pesca, aqüicultura, pimenta-do-reino, cacau e olericultura. Outras atividades da região consideradas complementares são: agricultura orgânica e atividades rurais não agrícolas. Além disso, o cultivo de culturas alimentares, pequenos animais e biodiesel são caracterizados como atividades associadas. 


 


A Região Litorânea Norte é composta por oito municípios: Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, Conceição da Barra, Jaguaré, São Mateus e Pedro Canário. Possui uma área de 7.590 km², com população de aproximadamente 210 mil habitantes. São 39,5 mil hectares de cobertura natural que se concentram principalmente nos municípios de Jaguaré (12,34%), Conceição da Barra (7,96%), sendo que a média de cobertura natural no Espírito Santo é de 8%.


Próximas etapas


 


A próxima etapa de trabalho do Novo Pedeag, após o seminário da Região Litorânea Norte, é a elaboração do documento oficial com as ações viáveis apresentadas e discutidas tanto nas oficinas temáticas, quanto nos seminários regionais realizados em todo Estado.


 


Para que as discussões fossem mais produtivas, o Espírito Santo foi dividido em sete regiões: Caparaó, Pólo Linhares, Pólo Colatina, Noroeste, Serrana, Sul e Litorânea Norte. O lançamento do Novo Pedeag está previsto para o início do próximo ano.



Gerência de Informação e Análise – Seag


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário