Idaf apreende 1.250 quilos de carne clandestina no Sul do Estado

0

 


Uma operação conjunta do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Polícia Ambiental e a Vigilância Sanitária Estadual a pedido do Ministério Público apreendeu, na manhã desta quinta-feira (22), 1.250 quilos de carne clandestina no Sul do Estado.

Foram vistoriados 22 estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal e dois pontos de abate, nos municípios de Muqui e Mimoso do Sul.

Em Muqui foram apreendidos 650 quilos de carne clandestina e em Mimoso do Sul, a apreensão chegou a 600 quilos, totalizando 1.250 quilos de carne imprópria para o consumo. As apreensões foram realizadas por duas equipes, que atuaram na manhã desta quinta-feira (22) nos dois municípios.

Nos dois municípios o motivo da apreensão foi o mesmo: produtos sem inspeção sanitária e sem nota fiscal, o que impossibilita saber onde o animal foi abatido, a origem da carne e as condições de higiene do local do abate, entre outras.

“Em Atílio Vivácqua existe um abatedouro com serviço de inspeção estadual e, em breve, o abatedouro em Cachoeiro de Itapemirim também estará em funcionamento, o que não justifica o consumo e a comercialização de carne clandestina”, destaca o chefe da Seção de Inspeção e Fiscalização do Idaf, Edmar Cavalcante Lima.

Segundo Edmar Cavalcante, tem caído o número de apreensões de carne clandestina. “Esse é um resultado positivo do trabalho que o órgão em parceria com outras instituições vem desenvolvendo no Estado. Nosso objetivo é intensificar a fiscalização para diminuir ainda mais o número de apreensões”, disse.

O consumo de carne clandestina pode provocar doenças à população como a tuberculose, teníase, toxoplasmose, intoxicações alimentares e infecções gastrointestinais, entre outras.

A carne apreendida será incinerada no frigorífico em Atílio Vivácqua. Os proprietários que foram notificados têm o prazo de 10 dias para apresentarem defesa.

Para denunciar abate clandestino, entre em contato com o Idaf em seu município ou encaminhe e-mail para ddsia@idaf.es.gov.br.


 


 


Redação Gazeta Rádios e Internet


 

Compartilhar:

Deixar um Comentário