Agricultura confirma tendência de recuperação, afirma IBGE

0

 


O resultado da produção de bens de capital para a agricultura do terceiro trimestre confirma a recuperação do setor. No terceiro trimestre, foi verificado incremento de 71,7% em comparação a igual período em 2006. No segundo trimestre, a produção de bens de capital para a agricultura já havia crescido 52,2%, e de janeiro a março, foi constatado aumento de 13,1%.

Segundo a gerente de Análise e Estatísticas Derivadas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Isabella Nunes, esse resultado está relacionado à fraca base de comparação do ano passado, quando o setor agrícola apresentou sucessivas quedas. O segmento de celulares também apresentou recuperação, crescendo 13,2% no terceiro trimestre, ante igual período em 2006. Nos primeiro e segundo trimestres deste ano, a produção de celulares apresentara quedas de, respectivamente, 8,9% e 3,5%, frente a períodos correspondentes no ano passado.

“A base de comparação anterior levava em conta um forte resultado das exportações, que vem caindo esse ano”, disse Isabella. A economista do IBGE acrescentou que o crescimento da indústria está mais espalhado e não está concentrado em poucos setores. Somado ao fato de a indústria estar num ritmo de crescimento mais longo e continuado, verificando-se a seqüência de trimestres, o resultado até aqui mostra um maior vigor do segmento industrial, segundo Isabella Nunes.


 


 


 


Folha Online

Compartilhar:

Deixar um Comentário