Cultura do Cacau é tema do Dia de Campo em Itarana

por admin_ideale

 


Com o intuito de diversificar o setor rural, utilizando outras culturas além do café, o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira de Linhares (Ceplac), em parceria com o Sindicato Rural de Itarana e o Senar-ES (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), vão promover nesta sexta-feira (24 de abril), a partir das 8 horas, em Alto Sossego, o Dia do Campo em Itarana.


O evento, que acontece na Fazenda Irmãos Krauser, vai promover demonstrações práticas das quatro estações da cultura do cacau, mostrando a relevância de cada etapa na produção. Os produtores serão divididos em grupos, e vão conhecer as quatro principais etapas da atividade. Na etapa poda, o produtor irá aprender a utilizar de forma correta técnicas de cortes; na enxertia, como dar mais resistência ao cacau, evitando doenças como a vassoura de bruxa; na colheita e pós-colheita, os cuidados no momento do amadurecimento do grão; e por fim, como produzir e conservar a água na propriedade rural.


A expectativa é que cerca de 150 proprietários participem do evento. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural de Itarana ou ligar para o telefone (27) 3720-1383.


 


Programação


08:00Inscrição dos participantes e café da manhã


09:00


Estação 01


Poda do Cacaueiro – Leonardo Rodrigues Conceição    Ceplac, Linhares


Estação 02


Enxertia do cacau  Carlos Alberto Spaggiari Souza    Ceplac, Linhares


Estação 03


Colheita e Pós-colheita (beneficiamento) – Francisco Durão – Prefeitura Municipal de Linhares


Estação 04


Produção e conservação de água nas propriedades rurais – Gerson Tavares da Motta    Extensionista do Incaper


12:00Almoço


13:00Encerramento oficial


Edivan Meneghel    Prefeito Municipal de Itarana


Gerson Tavares da Motta  – Chefe MDR Central do Incaper

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar