O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove desta terça (30) até quinta-feira (01), em Divino de São Lourenço, uma capacitação sobre a melhoria da qualidade do leite para produtores familiares do município.
Nos três dias, os trabalhos acontecem no salão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entre 9 e 16 horas, com 16 participantes.
Na oportunidade, os produtores vão receber informações sobre estrutura e função da glândula mamária do animal, propriedades e conservação do leite, prevenção e trato da mastite bovina, manejo sanitário do rebanho, influência do ambiente na saúde do animal e qualidade do leite.
“Essa capacitação é mais uma que realizamos para grupos específicos aqui no município. Essa metodologia, com pequenos grupos, facilita o aprendizado. Os criadores aqui de Divino estão imbuídos em melhorar a qualidade da produção leiteira”, destaca o técnico em agropecuária do Incaper no município, Gilson de Oliveira.
Localizado na região do Caparaó, Divino de São Lourenço é o município menos populoso do Espírito Santo, com pouco mais de 4,8 mil habitantes e 771 propriedades rurais. As principais atividades agrícolas são a cafeicultura e a pecuária, que produz, em média, 5,5 mil litros de leite ao dia.
Assessoria de Comunicação / Incaper