Na próxima segunda, dia 28 de julho, produtores rurais do norte capixaba vão fazer uma carreata. A mobilização é organizada pelo Movimento Paz no Campo (MPC) e tem o objetivo de lutar pelos direitos dos agricultores, defendendo a propriedade privada e melhores condições de vida para o homem do campo.
A concentração inicial vai começar às 6h no Bairro Litorâneo, às margens da BR 101. Às 8h, organizados em carros, tratores, caminhões e ônibus, os produtores seguirão pela rodovia em direção ao Mercado Municipal de São Mateus, uns dos símbolos da agricultura da região, distante cerca de 5km.
Segundo o coordenador e articulador do MPC, Eliezer Nardoto, tudo será feito de forma ordeira e pacifica. “Vamos fechar apenas uma faixa da BR 101, para não causar prejuízos ao trânsito. Tudo será realizado de forma programada”.
Ao chegar ao Mercado Municipal de São Mateus, os produtores rurais vão entregar suas reivindicações às autoridades estatais e municipais convidadas pelo Movimento.
Reivindicações
Entre as reivindicações realizadas pelo MPC e agricultores está a defesa do direito de propriedade e a modificação do decreto 4887, que prevê a posse de terras a remanescentes de quilombolas por auto-definição.
A construção imediata da Ceasa Norte e o asfaltamento da rodovia São Mateus – Boa Esperança também são solicitações do movimento. De acordo com Eliezer Nardoto, Boa Esperança é o único município do Espírito Santo que não é ligado por asfalto à BR 101.
A segurança no meio rural também é um questionamento antigo dos produtores rurais e não poderia deixar de ser abordado. “Queremos que a construção do Quartel de São Mateus seja agilizado e o número de efetivos policiais nas ruas aumente. Nós não podemos mais ficar a mercê dos bandidos”, afirma Nardoto.
Um programa para a construção de barragens no norte do Estado para atender aos agricultores da região e abastecer os municípios de Conceição da Barra, São Mateus e Balneário de Guriri, também é uma reivindicação do movimento, além de melhoria e ampliação da assistência técnica do Governo ao homem do campo.
Apesar de ser uma mobilização pequena e em uma região especifica do Estado, a carreata e as reivindicações do movimento tem apoio de vários municípios do Estado, de sindicatos rurais, agricultores e da Federação da Agricultura e Pecuária do ES (Faes).
Ouça entrevista, ao programa Campo Vivo, na Rádio Globo Linhares, nesta quinta-feira (24), com o coordenador do Movimento Paz no Campo, Eliezer Nardoto.
‘>campovivo

