Mercado global de café deve ter superávit de oferta em 2016/17

0

Em seu último relatório, a Marex aponta que o superávit entre oferta e demanda deve alcançar um milhão de sacas na próxima temporada, mesmo número estimado no relatório anterior, mas houve alteração no balanço entre as variedades.

Para o Brasil, a Marex elevou estimativa de produção de arábica e diminuiu a de robusta. A corretora prevê agora uma produção de 43,5 milhões de sacas de café arábica, contra 42,5 milhões de sacas no relatório anterior. O robusta sofreu queda de um milhão de sacas, para 13 milhões de sacas, levando a produção total a ser estimada em 56,5 milhões de sacas.

“As áreas de produção de café arábica receberam boas chuvas e a colheita iniciou um mês antes do normal. A produtividade e o tamanho dos grãos são bons”, disse. “Já o robusta tem uma situação inversa”.

A previsão para o Vietnã, maior produtor mundial de café robusta, foi mantida em 29 a 30 milhões de sacas, apesar de um clima seco, pois as condições estão voltando ao normal. “Com a temporada 2016/17 se aproximando, o mercado parece estar bem abastecido”, disse a Marex.

A estimativa para 2015/16 foi revisada levemente para baixo para 148,8 milhões de sacas, contra 149,03 milhões de sacas, com um déficit de 2,2milhões de sacas

A corretora espera agora que o déficit de oferta na temporada 2015/16 (outubro-setembro) atinja 3,5 milhões de sacas de 60 quilos, elevação de 630 mil sacas em relação ao seu relatório anterior, de novembro.

 

 

Café da Terra

Compartilhar:

Deixar um Comentário