Ação será importante para ampliar a área de produção
Na semana passada, ocorreu a XXVI Pecnordeste, a maior feira e exposição indoor da agropecuária nordestina. Na ocasião, Luiz Roberto Barcelos, ex-presidente e diretor institucional da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados), falou sobre o cenário da fruticultura brasileira.
Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!
Barcelos afirmou que as perspectivas são otimistas, porque a produção nacional cresce para muitas frutas, e o fruticultor brasileiro está usando mais tecnologia, além de se adequar às exigências recentes dos princípios de ESG (meio ambiente, social e governança). Ainda, ressaltou a importância de a fruticultura nacional conquistar novos mercados no exterior para que possa aumentar sua área atual de produção.
No que diz respeito ao mercado doméstico, o consumo per capita do brasileiro ainda é muito baixo: apenas 56 kg/pessoa/ano, enquanto o da Europa é de 120 kg. Assim, a Abrafrutas está investindo em um plano de comunicação com o objetivo de incentivar o brasileiro a consumir mais frutas. Parte superior do formulário.
Diário do Nordeste