Cooabriel lança projeto para melhorar processo produtivo do conilon

0

Na última semana, cerca de 30 produtores participaram do treinamento “Café com Sustentabilidade-Colheita e Pós-Colheita”, realizado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café-CETCAF, na sede da Cooabriel, em São Gabriel da Palha-ES. Na ocasião, aconteceram palestras sobre tecnologias e situações que promovem a melhoria da atividade cafeeira, especialmente nas etapas de colheita e pós-colheita do conilon, para redução de defeitos no grão, produção de café de qualidade superior e agregação de valor. Os temas foram abordados pelos instrutores técnicos Frederico de Almeida Daher e Marcos Moulin.

Lançamento de Projeto “Raízes Fortes”

Durante o evento, aconteceu o lançamento do projeto “Raízes Fortes” – Sustentabilidade do Café Conilon, Fertlização e Manejo da Lavoura, que será desenvolvido junto a produtores para avaliação e melhorias dos solos das lavouras de café localizadas nas regiões norte e noroeste capixaba.

Representantes das entidades parceiras da Cooabriel na realização desse projeto, formularam as diretrizes que pretende, em linhas gerais, intensificar a compreensão sobre o correto manejo de solo junto a grupos de cafeicultores. Com isto, a utilização de análise de solo e plantas, bem como, interpretações e recomendações corretas do uso dos insumos, serão instrumentos didáticos e tecnológicos oferecidos com foco na melhoria da atividade cafeeira como um todo.

O projeto realizado pela Cooabriel, conta com o apoio do Cetcaf, Sicoob-ES, Fertilizantes Heringer e Empresa Júnior de Agronomia (Projagro) do Ceunes-UFES, São Mateus-ES.

Cada parceiro terá seu papel no projeto

A Cooabriel participa com a estrutura de laboratório. Estará analisando as amostras de solo dos produtores cadastrados a preços subsidiados e que serão rateados entre Heringer, Sicoob e o produtor. Além disto, a Cooabriel disponibilizou as sondas para coleta das amostras. “Um projeto interessante, que busca o melhoramento do solo das regiões produtoras de café conilon” – destacou o presidente, Antônio Joaquim de Souza Neto.

Dentro da metodologia de ações, os produtores farão as coletas de amostras com acompanhamento da empresa Júnior de Agronomia Projagro e a recomendação técnica será efetuada pelos técnicos da Heringer.

Além de São Gabriel da Palha, grupos de produtores de mais cinco municípios farão parte do projeto.

“Este é um projeto pioneiro, que estará acompanhando grupos de produtores nesta safra, desde a pré-colheita, primeira fertilização, abotoamento floral e colheita.  Serão em média 150 produtores atendidos nos seis municípios. E com base nos resultados, estaremos ampliando para mais produtores”, destacou engenheiro agrônomo e superintendente do CETCAF, Frederico de Almeida Daher.

Redação Campo Vivo com informações da Cooabriel

Compartilhar:

Deixar um Comentário