A publicação “Mudas clonais de café – Produção por meio de embriogênese somática”, de autoria do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia João Batista Teixeira, engenheiro agrônomo e doutor em Biologia de Plantas, acaba de ser publicado e está disponível na Livraria Embrapa em formato e-book e também impresso. A obra apresenta um protocolo básico de clonagem de café em laboratório, detalhando uma metodologia de produção de mudas clonais pronta para ser usada, mas ainda em escala piloto.
A obra é voltada, principalmente, para estudantes e profissionais das áreas agronômica e biológica, interessando também a empresários ligados ao setor de produção de mudas de café, já que possui avaliações globais e específicas das fases do processo são ainda fundamentais para identificar ajustes necessários para que a produção em larga escala possa ser adotada.
O livro apresenta mais uma contribuição das pesquisas da Empresa para uma importante cadeia produtiva da agricultura brasileira. Com uma área de aproximadamente 1,9 milhão de hectares dedicados à cultura, o Brasil é o maior produtor de café do mundo. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 1° Levantamento da Safra de Café de 2018, o País deve bater novo recorde este ano: os cafés do Brasil têm produtividade estimada de 28,41 a 30,54 sacas por hectare para 2018. Se confirmado, esse será um desempenho histórico.
Tema da publicação, a embriogênese somática é um processo complexo que, fazendo uso de segmentos foliares de uma planta-matriz de café, em sucessivos cultivos in vitro, leva à produção de mudas prontas para serem transplantadas no campo. O livro está dividido em cinco tópicos: Fatores envolvidos na indução de embriogênese somática; Protocolo básico de embriogênese somática; Preparo de meios de cultura; Preparo de soluções estoques; e Estrutura de uma biofábrica para produção de mudas.
Serviço
O livro “Mudas clonais de café – Produção por meio de embriogênese somática” está à venda na Livraria Embrapa por R$ 6 (e-book) e R$ 13 (versão impressa). Para obter a publicação, clique aqui.