Capixaba vence concurso de melhor café do Brasil

0

O café produzido por Henrique Slopes, da Fazenda Camocim, em Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo, foi eleito o melhor café do Brasil pelo Cup of Excellence – Brazil 2017, principal concurso de qualidade para cafés especiais do país. O produtor venceu a categoria “Naturals”, destinada aos cafés secos com casca com 93,60 pontos. O anuncio e a premiação dos vencedores do concurso aconteceu na noite do último domingo (22) no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Venda Nova do Imigrante.

Na categoria “Pulped Naturals”, destinada aos cafés produzidos por via úmida, o vencedor foi o café produzido por Gabriel Alves Nunes, no Sítio Bom Jardim, em Patrocínio (MG). Ele obteve 92,33 pontos.

O Cup of Excellence – Brazil 2017, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE), é o principal concurso para cafés especiais do mundo e teve 57 vencedores no total, que obtiveram nota igual ou superior a 86 pontos (escala de zero a 100 pontos) do júri internacional, sendo 32 na categoria “Naturals” e 25 na “Pulped Naturals”.

Naturals

Dos 32 vencedores na categoria dedicada aos cafés colhidos e secos com casca, cinco obtiveram o título de café presidencial, com nota superior a 90 pontos. Além do campeão Henrique Sloper de Araújo, os lotes produzidos por Paulo Henrique Miranda, Fazendas Klem e José Bernardes Santana Junior, na região das Matas de Minas, e por Ismael José de Andrade, na Denominação de Origem do Cerrado Mineiro, completam o seleto grupo. A categoria também teve cinco cafés considerados “National Winners”, que foram classificados com notas entre 84,00 e 85,99 pontos.

Pulped Naturals

Já na categoria voltada aos cafés cerejas descascados e/ou despolpados, quatro amostras receberam o título de café presidencial, também obtendo nota superior a 90 pontos do júri internacional. Duas são originárias das Matas de Minas, dos produtores Luiz Henrique Macedo Teixeira e Luís Mauro Araújo Miranda, uma da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas, do cafeicultor Paulo Sergio Noronha Barleta, além do campeão Gabriel Alves Nunes, da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro. Houve, ainda, oito “National Winners”, com notas entre 84,00 e 85,99 pontos.

Leilão dos Vencedores

O próximo passo do Cup of Excellence – Brazil 2017 é o disputado leilão, via internet, dos vencedores de cada categoria, que já pagou mais de R$ 18 mil por saca ao campeão do principal concurso de qualidade para cafés especiais em 2016. Para os vitoriosos na “Pulped Naturals”, o leilão dos vencedores ocorrerá no dia 28 de novembro, enquanto para os vencedores da “Naturals” será realizado em 7 de dezembro. Já os “National Winners” de ambas as categorias serão ofertados em leilão entre 26 de novembro e 9 de dezembro.

Redação Campo Vivo

Compartilhar:

Deixar um Comentário