Um grupo de produtores rurais do município de Apiacá realiza, nesta segunda-feira (03), a primeira compra coletiva de insumos agrícolas para aproveitamento em diversas culturas da propriedade. A confirmação do negócio será às 9 horas, no salão da Igreja Católica de Batatal, comunidade distante 19 quilômetros da sede do município.
Organizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), em parceria com as associações de produtores rurais das comunidades de Batatal, Limão, Taquaruçu, Bonsucesso, Santa Fé, Areia Branca, Apiacá e Banco da Terra, a compra coletiva é um modelo que reduz custos financeiros para o produtor.
“Essa iniciativa é vantajosa para todos os envolvidos. Os produtores gastam menos e as empresas organizam melhor as vendas. Agora esta compra vai ser constante aqui em Apiacá. Isso vai unir as associações para redução de custos, tendo em vista que a aquisição de adubo será baseada no resultado de análise de solos, realizada em 60 propriedades rurais”, destaca o técnico em agropecuária do Incaper no município, Jarbas Borges Júnior.
Com a demanda de cada associação estabelecida, o Incaper e a Prefeitura organizam a compra. Algumas instituições financeiras estarão presentes para disponibilização de crédito financeiro, caso necessário.
Distante 201 km ao Sul de Vitória, Apiacá faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. No município a principal atividade é a cafeicultura, que ocupa 2.4 mil hectares e envolve diretamente 1.1 mil agricultores familiares.
Assessoria de Comunicação do Incaper