Inseto transgênico poderá ajudar a conter pragas em lavouras

por Portal Campo Vivo

Uma traça bem diferente da que costumamos ver em roupas poderá ser uma aliada no controle de pragas em lavouras. Machos das Traças-das-crucíferas (Plutella xylostella) estão sendo geneticamente modificados para transferir um gene letal à prole.

A maneira de controlar pragas com a traça transgênica seria parecida com o método já empregado para reduzir a população de mosquitos da dengue com o Aedes aegypti geneticamente modificado (GM).  A biotecnologia insere nos insetos machos um gene que evita a sobrevivência da prole até a idade adulta. Liberando esses machos inofensivos às culturas na natureza, eles acasalam com as fêmeas, mas nenhum de seus descendentes torna-se viável, reduzindo, portanto, a população de pragas.

A traça-das-crucíferas transgênica já passou por ensaios em laboratório e estufa e será agora testada em campo, na Flórida (EUA). Há décadas, pesquisadores do setor agrícola têm lutado contra pragas de difícil controle. A traça em questão, que na fase adulta vira uma mariposa de coloração parda, tem um ciclo reprodutivo curto e põe muitos ovos, o que aumenta seu potencial de prejuízo às lavouras. Segundo os pesquisadores responsáveis, as perdas causadas pela traças-das-crucíferas podem chegar a US$ 5 bilhões por ano em todo o mundo.

Conselho de Informações sobre Biotecnologia

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar