Queima controlada está proibida até outubro

por admin_ideale

Começou ontem (01) o período de proibição de queima controlada de vegetação em todo o Espírito Santo, que se estende até o final do mês de outubro. Durante este tempo, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) autoriza a queima apenas para o despalhamento da cana-de-açúcar e para o controle de pragas e doenças agrícolas, com o devido laudo agronômico informando a necessidade da ação. Queimadas para limpeza de áreas para plantio ou renovação de pastagens, por exemplo, não poderão ser realizadas. 

O chefe da seção de Controle Florestal do Idaf, Fabricio Zanzarini, explica que o objetivo é evitar a ocorrência de incêndios florestais, que são mais propícios nesta época do ano, marcada por baixa umidade e dias mais secos. “É importante que todos tenham consciência e respeitem essa determinação para que não haja prejuízos ao meio ambiente, à fauna e, sobretudo, para evitar a ocorrência de tragédias”. 

As pessoas que descumprirem a legislação estão sujeitas às penalidades previstas em lei, como multa e obrigação de reparo aos danos ambientais causados, por exemplo. 

Denuncie 

Se você identificar alguém realizando queimadas nesse período, procure o escritório do Idaf mais próximo e denuncie. A denúncia também pode ser feita pelos canais da Ouvidoria do Estado: www.ouvidoria.es.gov.br. 

Em caso ocorrência de incêndios, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado. 

 

 

Francine Castro

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar