Programa ATG no Espírito Santo é bem visto por Senar Central

por admin_ideale

No sul do Estado as propriedades de café têm se desenvolvido cada vez mais com o apoio técnico disponibilizado pelo ATG – Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-ES. Seguindo o modelo de atuação do Senar Administração Central, desde maio 392 propriedades têm sido assistidas de forma a evoluir com o conhecimento de novas tecnologias e gestão.

Recentemente, o coordenador Técnico do ATG Nacional e engenheiro Agrônomo, Rubens Oliveira, esteve no Estado e visitou alguns produtores assistidos pelo programa. “A dinâmica utilizada pelo Senar-ES me transmitiu segurança quanto ao gerenciamento das propriedades inseridas no ATG. As técnicas aplicadas têm evoluído o aprendizado dos produtores, que foi constatado em minha visita”, ressaltou.

Oliveira observou que o número de técnicos que atendem a área rural inserida no programa é satisfatória e elogiou a pretensão futura de expansão do ATG para outras culturas e localidades. “Tudo o que Senar Central quer é atingir todas as cadeias possíveis, pois muitos produtores mudam o sentido de administrar suas propriedades e crescem com isso. É muito gratificante ver iniciativas como esta do Espírito Santo”, completou.

Exemplo de crescimento é constatado no Sítio Aroeira, na localidade de Deserto Feliz, em Atílio Vivácqua. Com dois hectares de café plantado, o proprietário Áureo Henrique Soares é um dos assistidos pelo programa e comemora sua área de café Conilon. “Para pequenos produtores, como eu, o conhecimento técnico nos faz evoluir de todas as formas. Sempre que preciso o técnico me auxilia, além das visitas mensais. Tudo que faço em minha lavoura é minuciosamente anotado para que eu possa ter acompanhamento diário de t odo gasto”, ponderou.

Áureo Soares participa do ATG desde sua criação, em abril deste ano, e já tem uma visão empreendedora para o grão que deseja investir todas as habilidades adquiridas. “Não quero apenas colher um produto de qualidade. Quero produzir algo diferenciado”, afirmou. Assim como o exemplo de Áureo, muitos outros produtores têm evoluído gradativamente com o acompanhamento do programa de assistência. Atualmente são 17 técnicos, dentre tecnólogos em Cafeicultura e técnicos em Agropecuária sob a supervisão de um engenheiro Agrônomo, atendendo 392 propriedades do sul capixaba.

 

 

Campo Vivo com informações de assessoria

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar