10º Simpósio Estadual do Café discutirá “Colheita e pós-colheita, uma questão de sobrevivência

por admin_ideale

“Colheita e pós-colheita, uma questão de sobrevivência” será o tema discutido no 10º Simpósio Estadual do Café e VII Feira de Insumos agendado para os dias 21 a 23 de setembro em Vitória.

A cada dois anos o Cetcaf (Centro Tecnológico de Desenvolvimento do Café) organiza o evento, que nesse ano reunirá cerca de 300 produtores rurais para debater além das questões de mercado, e da competitividade do café brasileiro, todas as nuances que envolvem o delicado processo de colheita e pós-colheita enfatizando-se não só a colheita em si, como também a atual situação da secagem do café. Nesta 10ª edição o objetivo será focado na necessidade de redução de custos no processo, sobretudo a produção de cafés que possam atender em volume aos paladares de um consumidor cada vez mais exigente.

Todo o segmento café estará presente, desde a produção até os elos finais da cadeia de consumo. Os debates pretendem valorizar a pujante cafeicultura capixaba, seja ela de conilon ou arábica.

O Simpósio contará com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Gomes de Souza Neto que fará a apresentação do Programa “PEDEAG 3” e Carlos Henrique Jorge Brando da P&A Marketing responsável pela Conferência: Competitividade dos Cafés Brasileiros.

Já Jorge Luiz Nicchio, presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, ficará responsável por abordar o Cenário Mundial para a Cafeicultura: Tendências e Desafios.

As questões ligadas ao Programa de Estímulo à produção de cafés especiais e comercialização de micro lotes de café serão apresentadas por José Eugênio Vieira, superintendente do SEBRAE- ES e o Revolvimento Automático do Café no Terreiro Coberto, Fabiano Tristão Alixandre do Incaper de Brejetuba. José Antônio Lani, pesquisador do Incaper, falará sobre Colheita Mecanizada do Café e Redução do Custo de Colheita.

E finalmente, os temas: Mercado de Fertilizantes e Tecnologias para a produzir mais e melhor receberá a explanação de Tales Graciano Coelho, Gerente Técnico da Fertilizantes Heringer e Cafeicultura e o Desenvolvimento Sócio-econômico do ES por Luiz Paulo Veloso Lucas, presidente do BANDES.

 

 

Letícia Cola Cariello

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar