El Niño prejudicará lavouras de café do Brasil

por admin_ideale
O fenômeno climático El Niño deve ser mais forte no final neste ano e afetará principalmente lavouras como café, arroz, açúcar e cacau. Essa é a previsão de alguns cientistas britânicos que apontam para um possível aumento de secas e enchentes em várias regiões do mundo. As secas mais severas devem ser no oeste da África, na Austrália e na Índia.

Já no Brasil, os cientistas dizem que as lavouras de café estão ameaçadas. Para o professor Adam Scaife, da agência metereológica britânica Met Office, a probabilidade de haver um El Niño de efeito pelo menos "moderado" é de 70%. "Há uma concordância nos principais centros de previsão de metereológica de que ele está vindo," analisou Scaife em entrevista ao site da BBC.

Se o efeito persistir ao longo do ano, há risco de aumento severo dos preços de algumas commodities. "Geralmente o El Niño traz uma consequência global no preço dos alimentos. Tende a ter um aumento de 5% a 10% em média em coisas como café, soja e cacau [neste ano]," disse o doutor Nick Klingaman, que é pesquisador sênior da University of Reading.

Alguns metereologistas temem que o fenômeno neste ano seja parecido com 1997 e 1998, quando foi particularmente extremo, mas ainda não podem afirmar com precisão o quão severo será no ano de 2015.

 
 
 
 
Agrolink

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar