Demanda mundial cresce, mas lucro não é para o cafeicultor

por admin_ideale

A crescente demanda mundial por café de qualidade tem sido acompanhada pelo setor nacional. Um dos indicativos deste momento foi a participação brasileira na feira Café Show, da Coreia do Sul. No evento, as 12 empresas brasileiras venderam aproximadamente 30 mil sacas, o que representa metade do que o Brasil exporta anualmente para a Coreia do Sul.

O Escritório Carvalhaes, de Santos (SP), que atua nas áreas de corretagem e exportação cafeeira, analisou o fenômeno na sexta-feira (28/11). “Os lucros deste mercado estão atraindo novos grupos econômicos internacionais que investem em novos consumidores, redes de cafeterias e no mercado de consumo doméstico”, informa o relatório da empresa.

Ainda em seu informativo, o Escritório Carvalhaes aponta que este ano o Brasil vai bater seu recorde histórico de volume exportado e de consumo interno. Contudo, a empresa critica o baixo repasse deste lucro a ponta produtiva da cadeia. “O cafeicultor brasileiro, responsável pela produção de 38% da matéria prima que abastece esse grande negócio, luta todos os anos para fechar suas contas, sofrendo com secas, geadas, pragas e problemas trabalhistas”, aponta.

Ainda, em uma crítica aos movimentos do mercado, o informativo da corretora afirma que “quando por um problema climático sério, como o deste ano, sua produção cai e as cotações sobem um pouco, logo surgem números e analistas prontos para provar que as cotações estão muito altas! Se aproximando dos dois dólares por libra peso na ICE! Lucro é para os outros. O cafeicultor tem de se contentar em pagar suas contas”, pontua o relatório.

A empresa indica, ainda, a alta no consumo específico de café em cápsulas, que “esta virando uma febre”. Contribuindo para isto está o aumento de máquinas para uso doméstico, cada vez mais sofisticadas, práticas e baratas, estimulando o consumidor a investir na compra de cafés sofisticados. Neste sentido, o Escritório Carvalhaes cita, em seu informativo, o lançamento da Nespresso, no Brasil, de uma edição especial de um de seus cafés, o “maragojype”, a quatro reais por cápsula, aproximadamente R$ 660 por quilograma de café.

 

 

CaféPoint

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar