60% da cana são voltados para o etanol

por admin_ideale
O volume processado de cana-de-açúcar pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somou 28,82 milhões de toneladas na segunda quinzena de setembro de 2014.

Esse volume, o menor registrado numa segunda quinzena de setembro das últimas quatro safras, é 27,83% inferior aos 39,93 milhões de toneladas moídas na quinzena anterior e representa um recuo de 15,40% sobre o valor observado no mesmo período de 2013 (34,07 milhões de toneladas).

No acumulado mensal, a moagem caiu 10,9% em setembro comparativamente ao mesmo mês do último ano, para um total de 68,76 milhões de toneladas processadas.

"Essa redução na moagem quinzenal é resultado das chuvas que atingiram importantes regiões canavieiras ao final de setembro, prejudicando a operacionalização da colheita", explicou o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

De fato, as usinas paranaenses, por exemplo, registraram a perda de aproximadamente sete dias de moagem na segunda metade do mês.

Nos Estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo este índice atingiu em média 5,6 dias e 5,1 dias perdidos durante o período, respectivamente.

A menor oferta de matéria-prima para processamento, resultante da intensa seca, também tem acelerado o término antecipado da safra.

Até o momento, dez usinas já encerraram a safra 2014/2015 na região Centro-Sul (uma empresa no Espírito Santo, duas em Minas Gerais e sete unidades em São Paulo), enquanto apenas duas finalizaram suas operações em igual período de 2013. Adicionalmente, uma usina iniciou a safra recentemente.

A produtividade agrícola diminuiu cerca de 9% nos canaviais colhidos na região Centro-Sul durante o mês de setembro compara- tivamente ao mesmo mês do último ano, segundo dados preliminares do Centro de Tecnologia Canavieiro (CTC). No Estado de São Paulo, esta quebra agrícola mensal supera 15%.

No acumulado desde o início da atual safra até 1º de outubro, o volume processado de cana-de-açúcar alcançou 441,54 milhões de toneladas, praticamente a mesma quantidade verificada em igual data de 2013 (442,61 milhões de toneladas). Contudo, a produção acumulada de açúcar diminuiu 1,05% neste período, somando 25,08 milhões de toneladas.

 
 
 
 
 
 
DCI – Diário do Comércio & Indústria

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar