Interessada no futuro da agropecuária capixaba e nas propostas dos candidatos ao Executivo Estadual, a Campo Vivo Comunicações realizou entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado do Espírito Santo com o objetivo de conhecer as propostas de cada um para o segmento.
Os cinco candidatos foram convidados para esta entrevista com os mesmos questionamentos e mesmo espaço disponibilizado para cada.
Confira a entrevista com a candidata Camila Valadão (PSOL)
Projetos para fortalecer a agricultura sustentável
Vamos implementar uma política de fortalecimento da agricultura familiar, baseada em incentivos fiscais, capacitação técnica e linhas de financiamento adequadas à realidade deste setor; Essa política também vai incentivar o cultivo de espécies nativas que possam ser processadas e consumidas no próprio estado, criando ciclos locais e sustentáveis; Defendemos a agroecologia como visão sustentável da agricultura e vamos contratar técnicos especializados no tema para capacitar os agricultores do Estado, além de sobretaxar a monocultura e a grande propriedade como forma de desestimular este modelo, criando, com o dinheiro arrecadado, um fundo de apoio à agricultura familiar e sustentável.
Educação no campo
Criar formas mais flexíveis de organização escolar para a zona rural e adequar a formação dos professores, considerando a especificidade dos alunos. Queremos criar programas de assistência técnica e social destinados às populações do campo, levando em conta suas particularidades e suas características de gênero e de etnia, além da criação de programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar para as instituições públicas, em especial as escolas.
Logística
Um sistema de rodovias eficiente depende de um governo eficiente. Não acreditamos que a concessão seja a melhor forma de resolver os problemas estruturais dos nossos gargalos logísticos. Defenderemos que o Governo Federal modernize a malha rodoviária do Estado e convocaremos a população a pressionar por estas melhorias, além de fazer, no âmbito estadual, todos os esforços possíveis no sentido de criar alternativas multimodais de transporte. Precisamos garantir o direito de ir e vir com segurança sem concessão da via terrestre à iniciativa privada. É necessário qualidade, mas sem pagar a mais por isso!
Incentivo a pesquisa e assistência técnica
Vamos criar a Universidade Pública Estadual, e a pesquisa e a extensão vão se relacionar com o conhecimento comunidades como a dos produtores rurais. Só assim podemos ter a construção de um ambiente de conhecimento e pesquisa tecnológica voltado para a pequena produção agropecuária. A criação de uma Universidade Estadual, com campi avançados para ensino, pesquisa e extensão também vai evitar a evasão do campo, permitindo que os jovens de outras partes do Estado não precisem sair de suas cidades para cursar o ensino superior.
Segurança na zona rural
Entendemos a violência como expressão da ausência de tecidos de solidariedade, como explosão da negação de indivíduos e coletivos. A sociedade contemporânea, na sua lógica hiper-consumista e hiper-individualista, produz conflito em larga escala. A violência é nosso maior conflito interpessoal e intercomunitário. A resposta tradicional a este conflito é a repressão, organizada pelo Estado ou privatizada. A repressão não se mostrou em lugar algum do mundo estratégia de redução do conflito. Ao contrário, sua presença aumentou o encarceramento e a morte, sobretudo, de jovens, negros, pobres das periferias urbanas. Propomos a valorização e qualificação do policiamento preventivo e ostensivo centrado na modalidade de trabalho policial interativo (polícia comunitária), orientado pelo compromisso com o respeito e proteção dos direitos humanos, assegurada a ampla participação e o controle popular sobre a ação policial.
Redação Campo Vivo

