A III Semana Tecnológica do Agronegócio, promovida pela COOPEAVI, realizada de
4 a 6 deste mês, em Santa Maria de Jetibá, foi um verdadeiro sucesso.
Mais de R$ 10 milhões em negócios, com vendas de máquinas e produtos, um total de 5.294 pessoas circularam pelo evento, do Estado e, também, da Bahia, São Paulo e Distrito Federal. Além disso, foram realizados lançamentos nacionais de equipamentos, as palestras foram de alto nível e o objetivo do evento foi totalmente atingido, de levar atualização e desenvolvimento para o agronegócio.
Vale ressaltar que essa área já representa atualmente 23% do PIB brasileiro e 30% dos empregos gerados no país. Dessa forma, é um setor de grande relevância e que precisa ser trabalhada em conjunto com as outras prioridades, junto com políticas públicas voltadas especialmente para o agronegócio.
Esse foi um dos pontos destacados na palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também ressaltou sobre a questão de se pensar em estruturas para trabalhar o coletivo, pois só com políticas agrícolas para todos será possível reduzir riscos e as incertezas dos produtores.
“O cooperativismo permite um progresso de forma coletiva. E, ainda, corrige o social por meio da economia. Já que quem consegue produzir bem e vender seus produtos de forma justa, vive tranquilo e com qualidade”, disse.
Várias autoridades prestigiaram o evento, entre eles o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; o secretário estadual de Agricultura, Ênio Bergoli, o presidente da Heringer, Dalton Carlos Heringer e outros.
“Parabenizo a Coopeavi por esse maravilhoso evento e por ser referência nacional, é uma cooperativa geradora de ideias e de vidas. Afinal, investir no cooperativismo é investir no capital social e no desenvolvimento local. E isso, a Coopeavi faz com maestria. Vamos mudar o mundo com a força do cooperativismo”, afirmou Márcio.
Neste ano, o evento foi estruturado de forma que permitiu aos visitantes uma total integração entre os acontecimentos, já que havia uma tenda central, com o palco principal, e três tendas divididas nos temas de sustentabilidade, tecnologia e cooperativismo, onde foram realizadas as palestras.
Outro ponto de destaque da Semana Tecnológica foi levar para conhecimento dos participantes a evolução na área de sistemas e máquinas que facilitam e agregamn desenvolvimento no dia a dia do cooperado.
A III Semana Tecnológica do Agronegócio também valorizou o papel da mulher no agronegócio, no qual foi grande o número de mulheres que circularam pelo evento em busca de novos conhecimentos e, consequentemente, aprimoramento.
Uma palestra que teve repercussão muito positiva foi com a peruana, Edith Meza Sagarvinaga, que é produtora e exportadora de café especial e incentivou as participantes para não perderem a oportunidade de ter um café de qualidade, já que o mercado pede café especial e com sabores diferentes.
Também foram destaques nas palestras, os seguintes temas: o controle da irrigação para o consumo racional da água; a importância da mecanização na horticultura; projeto reflorestar; cooperativismo na “veia”; manejo de lagartas na horticultura; o papel da mulher na propriedade rural entre outros.
Na parte cultural e de lazer, teve as apresentações durante todo o evento da dupla humorística “Super Mímicos”, que alegraram os participantes e divertiram as crianças. E para encerrar com alegria e emoção a III Semana Tecnológica do Agronegócio, foi apresentado um super show com a cantora Bruna Viola, que empolgou a todos tocando lindamente sua viola, que ela considera sua maior joia.
Foi um evento de total integração, troca de experiências e aprendizado. Dessa forma, o próximo já tem data marcada: a IV Semana Tecnológica do Agronegócio será nos dias 11,12 e 13 de setembro de 2015.
Danielle Rodrigues
Rodolfo Baroni

