O 9º Espaço Café Brasil acontece em Minas Gerais de 15 a 18 de setembro de 2014 e é, atualmente, o mais completo evento do setor cafeeiro, pois organiza uma nova e dinâmica plataforma de negócios para o mercado de cafés, reunindo desde produtores, cooperativas, indústrias, equipamentos, produtos e profissionais do mercado. O Espírito Santo, como o segundo maior produtor da especiaria, não poderia ficar de fora e é por isso que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas do Espírito (Sebrae ES) estará presente.
O Sebrae ES, por meio do seu projeto de Café Especiais, terá um estande institucional que vai apresentar a qualidade dos cafés especiais capixabas. De acordo com a gestora do projeto, Karla Fernanda Cardoso, esse evento é importante para disseminar os bons produtos do Estado. “Teremos exposição dos cafés e degustação, como forma de comprovar a qualidade dos grãos”, disse.
Outra atração do projeto será a Mesa de Degustação dos Cafés Capixabas, na qual compradores, profissionais do ramo e consumidores poderão apreciar os cafés num teste às cegas. “A intenção da Mesa é agregar valor a um produto diferenciado e que alcancemos novos nichos de mercado, que paguem o preço justo pela qualidade dos cafés apresentados”, acrescentou Karla Fernanda.
A Feira
A 9ª edição do Espaço Café Brasil acontecerá durante a Semana Internacional do Café 2014, evento promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Café Editora, com o apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura.
Na edição 2013, o evento recebeu cerca de 12 mil visitantes, de 25 estados brasileiros e mais de 70 países, em quatro dias de evento. Ainda, gerou R$ 24 milhões de negócios diretamente e R$ 50 milhões pós-feira.
Os números reforçam a importância do mercado de cafés de qualidade, que cresce cerca de 20% ao ano e oferece grandes oportunidades de negócio para os produtores de todo o Brasil.
Gabriel Xibli

