Agricultores e artesãos de Irupi e Iúna realizaram uma excursão técnica aos municípios de Afonso Cláudio e Venda Nova do Imigrante para conhecer e trocar experiências de turismo rural em empreendimentos bem sucedidos na Região Serrana capixaba.
“A iniciativa faz parte do contexto de criação de um circuito turístico que engloba os dois municípios do Caparaó capixaba. Cada vez mais, a vida na roça se transforma, deixando de ser apenas agrícola e expandindo-se para outros caminhos. O desenvolvimento do turismo rural, da agroindústria e do artesanato é um bom exemplo disso”, explicou o extensionista Túlio Luís Borges de Lima, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).
Em Afonso Cláudio, foram visitados os empreendimentos Cantinho dos Três Pontões, Parada da Serra e Pousada Vovó Dindinha. Os três trabalham com restaurante e hospedagem rural. Já em Venda Nova do Imigrante, foram conhecidos os empreendimentos da Tia Cila, especializado em produtos caseiros, e da Tia Cláudia, especializado em objetos de decoração e artesanato.
De acordo com Túlio, a ideia do circuito turístico nasceu da iniciativa de empreendedores do turismo rural na região, a qual, por questões ambientais e culturais, tem um enorme potencial. “Devido à Serra do Caparaó que nos rodeia com suas montanhas e cachoeiras e à tradição no cultivo do café, essa região possui um grande potencial a ser explorado”, relatou Túlio.
Luciana Silvestre

