Um dia inteiro destinado às discussões acerca do cultivo de cacau em Santa Teresa. Será realizado nesta sexta-feira (15) o Dia Especial de Cacauicultura, evento que pretende reunir em torno de 200 produtores rurais.
Serão abordados temas técnicos, como o impacto da atividade na economia do município, as tecnologias necessárias à implantação e condução da lavoura, as variedades recomendadas, espaçamento, poda, adubação, sustentabilidade da atividade, entre outros aspectos.
“O incentivo ao plantio de cacau tem como objetivo a diversificação agrícola como alternativa de renda e geração de emprego e, mais ainda, o equilíbrio de receita na propriedade. Isto é, quando num determinado momento uma atividade apresenta preços baixos pressionados pela lei da oferta e procura, uma outra atividade pode apresentar preço mais elevado, o que traduz num equilíbrio de renda. Saliento que cacauicultura é uma atividade excelente para consórcio se adaptando aos sistemas agroflorestais, bem como atividade muito promissora com mercado em expansão e preços interessantes. Outra vantagem é que a lavoura proporciona duas ou mais safras anuais, aumentando a oportunidade de conseguir preços mais elevados, garantindo assim a rentabilidade”, explica Carlos Sangali, chefe do escritório local do Incaper em Santa Teresa.
Atualmente, o município possui uma área de aproximadamente 30 hectares destinada ao cultivo de cacau e a expectativa é de que esta área seja ampliada para 80 hectares. O aumento da área e a introdução de materiais geneticamente melhorados garantem maior produção e produtividade.
Serviço:
Dia Especial de Cacauicultura
Data: 15 de agosto de 2014
Hora: 08 horas
Local: Aterro Penha (próximo à Apruvit/ Réplica da Casa Lambert)
Juliana Esteves

