O Sindicato Rural de Linhares e o de Sooretama participaram na coordenação de uma importante reunião no município de Sooretama, na última quinta-feira (07), na Câmara de Vereadores, para discutir o tema das leis trabalhistas.
Auditores fiscais do Ministério do Trabalho apresentaram as normas regulamentadoras e aspectos gerais do trabalho escravo a produtores rurais dos município de Linhares, Sooretama, Rio Bananal, São Mateus, Jaguaré, São Gabriel da Palha, Vila Valério, entre outros.
O auditor do Ministério do Trabalho, Alcimar Candeias, afirmou que o papel do fiscal é, de fato, verificar se as leis estão sendo cumpridas. "Às vezes a relação do empregado e do empregador é de irmão mas não o funcionário está protegido pela legislação. Temos que fiscalizar e não podemos mudar a lei", disse.
O presidente do Sindicato Rural de Linhares, Leomar Bartels, acredita que é necessário que a fiscalização atue de forma educativa e preventiva, verificando a realidade do campo. Quem também conduziu a reunião foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do ES, Júlio Rocha Júnior, que destacou que existem pontos da lei que difíceis de serem executadas pelo produtor e que é necessário que os representantes eleitos discutam este tema para adequar as leias com a realidade rural. "O primeiro passo é procurar orientação jurídica em seus sindicatos para seguir a lei. Depois, havendo algum avanço necessário, procurem seus representantes para sugestões sobre adequações da lei", orientou Júlio Rocha.
Redação Campo Vivo

