Famílias de apicultores são beneficiadas com entrega de Kits em Aracruz

por admin_ideale

Em uma cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira (30/7) no Parque de Exposição, sede da Secretaria de Agricultura da prefeitura de Aracruz, 300 kits de apicultura foram entregues a indígenas apicultores que estão se inserindo nesse ramo de atividade, o que beneficiará 30 famílias da agricultura familiar.

A ocasião contou com as presenças do Secretário de Agricultura, Almir Viana, do presidente da Associação dos Apicultores de Aracruz (Apiara), Lomir José da Silva, do Diretor de Extensão Tecnológica do Ifes, Francisco Rapchan, e representando o Instituto Saviesa, Karina Moreira Nolasco de Carvalho.

Trata-se do “Apisfrut”, um projeto do Ministério de Integração Nacional que visa incentivar a apicultura promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento social. Ele é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) que ainda conta com diversas parcerias, como Secretaria de Estado de Agricultura, Prefeitura de Aracruz, Associação dos Apicultores de Aracruz (Apiara), Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis), Sebrae, Fibria, Idaf e Incaper.

Antes dos apicultores receberem os kits, eles passaram por uma capacitação oferecida pelo Ifes, com 16 horas de aulas teóricas e práticas, sendo que todos ainda continuarão recebendo acompanhamento durante as atividades, que exige muita atenção e cuidado.

Cada kit entregue ao apicultor contém dez colmeias com dez suportes. Cada colmeia possui um ninho, duas melgueiras com fundo e tampa. Também foram entregues dois garfos desoperculadores, um fumegador, dez quilos de cera e uma carretilha. Além das peças de trabalho, todos receberam as roupas específicas, como o macacão, um par de botas e dois pares de luva.

Para o secretário Almir, muitos são os motivos para comemorar. “Trata-se de um grande momento, primeiro porque a apicultura é uma ótima oportunidade de diversificação agrícola, segundo porque os kits irão gerar mais renda, e terceiro, com a expansão da atividades, a produção do mel, que é agroecológica, não prejudica o meio ambiente e favorece a polinização”, destacou.

O presidente da Apiara, Lomir José falou das expectativas trazidas com esse investimento. “Ano passado produzimos mais de 80 toneladas de mel. Hoje Aracruz é um dos maiores produtores de mel do estado e com esse projeto nós iremos fortalecer ainda mais a apicultura familiar e a geração renda”, comenta.

Lomir ainda disse, que pelo fato de Aracruz ser um grande produtor de mel, existe um projeto piloto que fornece o produto na alimentação das escolas municipais e com a entrega dos kits, a ideia é expandir ainda mais esse projeto.

O “Apisfrut” teve início no ano passado, quando ocorreu a compra de parte do material distribuído e com a contratação do Instituto Saviesa de Inovação e Tecnologia, que auxilia o Ifes na execução de tarefas do projeto. Seu objetivo é capacitar cerca de 700 famílias em todo o estado do Espírito Santo.

 

 

 

 

Renato Lana

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar