Com o objetivo de conhecer a experiência de agricultores que produzem café de qualidade, produtores de Águia Branca participaram de uma excursão técnica ao município de Brejetuba, referência em qualidade do café arábica.
De acordo com o técnico em desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Junior Fejoli da Cunha, os agricultores de Águia Branca puderam conhecer equipamentos e o processo de despolpagem do café arábica, além do terreiro de secagem, estufa e lavador de café. A excursão técnica contou com a visita a quatro propriedades rurais.
“No Norte do Espírito Santo, a produção do conilon é significativa, mas ainda é preciso avançar na qualidade do café. Por isso a importância de realizar uma atividade para que os produtores locais conhecessem a experiência de regiões produtoras que são referência em café de qualidade, como é o caso de Brejetuba”, relatou Junior.
Segundo o produtor de Águia Branca José Francisco Rocha, a excursão técnica foi bastante positiva. “Essas tecnologias irão agregar valor ao produto e assim melhorar a qualidade do café conillon, pois trabalhamos muito com produtividade, deixando um pouco de lado a qualidade”, reconheceu o produtor.
A perspectiva a partir da visita é socializar a experiência com os demais agricultores das comunidades de Águia Branca a fim de melhorar a qualidade do café produzido na região.

