Incaper apresenta nova orientação sobre época de poda das mangueiras para estudantes de Escola Família

por admin_ideale

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), tem orientado agricultores e também estudantes da área agronômica a realizarem a poda das mangueiras após a colheita da fruta, nos meses de dezembro e janeiro. Anteriormente, a recomendação era de que a poda fosse feita em junho.

Uma dessas atividades de capacitação contemplou estudantes do curso técnico em agropecuária da Escola Família de Marilândia, no dia 17 de junho, na Fazenda Experimental do Incaper do município. O tema central da capacitação foi sobre a Poda da Mangueira. Foram abordados aspectos teóricos e práticos  da poda de formação, produção e rejuvenescimento da mangueira.

O coordenador do Polo de Manga e extensionista do Incaper, César Santos Carvalho, esclareceu que essa atividade foi realizada no mês de junho somente para efeito didático com os alunos, pois eles estarão de férias no momento correto de realização da poda, ou seja, nos meses de dezembro e janeiro.

“A realização da poda da mangueira após a colheita das frutas proporciona maior uniformidade na florada, maior eficiência no controle de doenças e facilidade de colheita, o que proporciona maior segurança ao produtor. Além do período correto, foi apresentada aos alunos a nova forma de realizar a poda de produção, que consiste na prática de redução de copa e não apenas a retirada da ponteira da mangueira”, explicou César.

Ele disse que essa mudança de período para realização da poda já havia sido observada na prática pelos técnicos do incaper e foi referendada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) durante o Encontro Técnico da Manga Ubá, realizado no município de Colatina em 2013. Essas orientações também foram repassadas para todos os técnicos do Incaper que atuam no Polo de Manga, o qual abrange, principalmente, municípios da região Norte e Extremo Norte do Estado.

 

 

 

 

Luciana Silvestre

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar