O balanço brasileiro de exportação do mamão cresceu 14% em relação ao ano passado ao enviar 7,9 mil toneladas da fruta ao exterior durante os três primeiros meses do ano. Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Entre os países da União Europeia, Portugal e Espanha tiveram aumento expressivo de 33% nas compras do Brasil no período. Por outro lado, há destinos cujas compras vêm diminuindo, como a Holanda e a Alemanha, que adquiriram 8% menos mamão brasileiro no primeiro trimestre.
Essa diminuição pode significar o crescimento de outros países como fornecedores. Segundo notícia veiculada pelo Fresh Plaza, o Equador já foi responsável por abastecer 12,53% do mercado alemão em 2013. Além do país sul-americano, Jamaica, Gana e Tailândia também têm enviado caixas de mamão à Europa.
Safra 2013/14 de melão apresenta menor volume de exportações desde 2010/11
Se os produtores de mamão comemoram os bons números na exportação, o mesmo não é visto entre os produtores de melão. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a safra 2013/2014 totalizou 177 mil toneladas até março/2014, com recuo de 3% frente ao mesmo período de 2012/2013. Esse volume foi, ainda, o menor desde a temporada 2010/2011.
Apesar de exportar menos, a balança é positiva: US$ 140 milhões, ou seja, 2% superior ao obtido na safra anterior. Com o final das exportações do Brasil, a Espanha tem sido responsável pelo fornecimento da fruta ao bloco europeu. Contudo, o país tem passado por dificuldades no cultivo do melão neste começo de safra. Além da redução de área, os espanhóis têm enfrentado problemas com a salinização da água e a sanidade da fruta.
Cepea

