O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou uma ação, na última segunda-feira (28), orientando proprietários e funcionários de lojas agropecuárias de Pinheiros e Boa Esperança quanto às exigências no trabalho de defesa sanitária animal.
Segundo o médico veterinário do Idaf, Guilhermo Modenese Recla, foram esclarecidos assuntos, como a responsabilidade na comunicação de vendas de produtos agropecuários, por exemplo “Também alertamos quanto à temperatura determinada para manutenção das vacinas e algumas exigências no controle da venda de aves vivas. O objetivo é estabelecer essa parceria com os comerciantes para que eles orientem adequadamente os produtores, sobretudo no período de campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontece durante os meses de maio e novembro”, diz.
As vacinas contra a febre aftosa só podem ser comercializadas durante as campanhas de vacinação. Fora desse período, o produtor precisa ter uma autorização do Idaf para efetuar a compra. O cumprimento dessa exigência pelos comerciantes é fundamental para que o Instituto possa efetuar o controle dos animais devidamente vacinados, mantendo o status do Espírito Santo de zona livre com vacinação.
Francine Castro

