Linhares sai na frente e desenvolve um diagnóstico sobre as potencialidades da cidade que podem atrair importantes investidores. Com esse cenário em mãos, empresários, gestores públicos e outros formadores de opinião vão se reunir na próxima quinta-feira, dia 20, para definir os projetos prioritários para a região nos próximos anos.
O grupo participará do Workshop Agenda 2030, a partir de 8 horas, na Faculdade Pitágoras Linhares, no bairro Aviso. Na ocasião eles vão conhecer o Plano Estratégico de Desenvolvimento 2030, realizado pela Associação para o Desenvolvimento de Linhares (Adel).
Lançado em novembro do ano passado, após três meses de pesquisa e levantamento de dados, a equipe de trabalho realizará a penúltima etapa do estudo: ouvir os atores envolvidos na condução da cidade, que irão dizer como Linhares será em 2030.
O workshop terá como ponto de partida a apresentação do diretor da Futura, Orlando Caliman, que mostrará um pouco da análise feita até aqui, em parceria com a Ivista, que traz pesquisas quantitativas e qualitativas sobre o cenário sócio econômico da cidade.
Grupos de trabalho
Após tomar conhecimento do plano, os participantes irão se dividir em sete grupos de trabalho para debater os seguintes temas: desenvolvimento econômico; meio ambiente; uso e ocupação do solo; infraestrutura e logística; educação, cultura, esporte e lazer; saúde e proteção social; segurança e gestão pública. A ideia é sair do debate com uma carteira de ações que irão sustentar a Linhares do futuro.
“Existem vários projetos importantes para um novo alinhamento para o crescimento de Linhares. O diagnóstico já traçado pelo plano nos fornece dados e apresenta um panorama da cidade: suas demandas, o que existe de oportunidades e de desafios. Mas a escolha de como o município será no futuro é das pessoas, daqueles que estão envolvidos com o crescimento da região. Por isso a participação no workshop será fundamental, pois será a partir dele que faremos a agenda prioritária para levar a cidade a um futuro de desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor da Ivista, Octaciano Neto.
A expectativa é concluir o planejamento até a primeira semana de abril. O próximo passo será o acompanhamento da execução das ações iniciais.
Redação Campo Vivo

