Caixas de madeira são apreendidas em Mimoso do Sul

por admin_ideale

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na noite dessa segunda-feira (17), 600 caixas de madeira, vazias, utilizadas no transporte de bananas. De acordo com a legislação, as frutas somente podem ser transportadas em caixas de madeira de primeiro uso ou caixas plásticas devidamente higienizadas. A medida evita a introdução de pragas quarentenárias, como a Sigatoka Negra.

O técnico do Idaf, Carlos Alexandre da Silva Felippe, explica que o veículo não realizou a parada obrigatória na barreira sanitária do Instituto, em Mimoso do Sul, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro. “Por essa razão, precisamos perseguir o caminhão para que a apreensão da carga fosse realizada”. Todas as caixas serão destruídas para evitar reaproveitamento do material no transporte de banana.

O Espírito Santo é considerado área livre da Sigatoka, por isso, a adoção de medidas preventivas em todos os estágios da produção é fundamental para evitar prejuízo às lavouras do Estado.

A bananeira é cultivada em 17 mil propriedades rurais do Espírito Santo, predominantemente familiares, ocupando mais de 21 mil hectares e gerando aproximadamente 25 mil ocupações. “O ingresso da Sigatoka ou outras pragas colocaria em risco toda essa cadeia produtiva”, alerta Carlos Felippe.

 

 

Francine Castro

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar