Pará organiza produtores para eventos internacionais do cacau

por admin_ideale
A elaboração de um projeto para tornar mais eficiente a participação do Pará no Salão Internacional do Chocolate foi discutida nesta segunda-feira, 11, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). A proposta é criar um grupo permanente, de caráter institucional, que estabeleça diretrizes estratégicas para organizar e dar maior destaque à cadeia produtiva do cacau paraense no evento realizado anualmente em Paris, França.
 
Os produtores serão selecionados e organizados em grupo representativo das zonas produtoras, que será preparado para participar de eventos dessa magnitude. A ideia é aproveitar melhor os espaços do estande brasileiro no salão, com maior visibilidade para atrair o público frequentador da feira. Essa estratégia também dará destaque aos produtos da cadeia produtiva do cacau paraense despertando o interesse dos chocolateiros e fabricantes de chocolates.
 
“Nosso maior desafio é obter o volume necessário e com qualidade para atender a demanda do mercado externo”, informou o secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes. O governo já trabalha na identificação do cacau produzido nas diferentes regiões do Estado e na capacitação dos produtores, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac) e com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
 
O superintendente da Ceplac, Jay Wallace Mota, enfatizou a necessidade de ampliar o quadro de classificadores do cacau. O laudo de classificação atestará a qualidade do produto e fará com que as empresas usem o cacau do Pará na fabricação de chocolates finos e não apenas para fazer manteiga. O produto certificado poderá ser beneficiado com redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), outro atrativo para incentivar o aumento da qualidade na produção do cacau com fins de exportação.
 
A discussão do projeto de participação do Pará em eventos continua no dia 19, em reunião que será realizada na sede do Serviço Nacional de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae).
 
 
 
Agência Pará

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar