Discutir e debater a realidade, os desafios e as novas tecnologias serão os objetivos dos produtores e lideranças rurais em busca de melhorias para o setor agrícola do município de Colatina, no I Fórum de Produtores Rurais, que vai acontecer no dia 11, no auditório da Diocese, situado no centro da cidade.
Será um evento de extrema importância para empresários e gerentes rurais, porque vai abordar, de um modo geral, os conceitos e aplicações de instrumentos de gestão operacional do agronegócio.
Na programação, serão três palestras com debates e abertura de perguntas dos participantes; e em seguida, depoimentos de experiências de quem vive a realidade do campo, que acreditam nele e não querem partir para as cidades, perdendo qualidade de vida. Lidam com as situações cotidianas de chuva e de seca e com muitas dificuldades, porém acreditam nos avanços com mais investimentos e a utilização de equipamentos modernos que aumentem as diversas culturas que são suas fontes de renda.
A recepção e o credenciamento do evento serão às 8 horas. Em seguida, a solenidade da abertura oficial, que será marcada pela palestra sobre “Os desafios de viver no campo”, do deputado federal, César Colnago.
“Gestão da propriedade rural moderna”, será o tema da palestra que será apresentada pelo consultor de Projeto de Indicação Geográfica, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa), Anselmo Buss Júnior.
Ele falará sobre a importância do produtor rural estar sempre atualizado, da liderança da comunicação e da capacitação para gerir um negócio, dos conhecimentos específicos e da visão de mercado. Também do aprimoramento de técnicas de planejamento, de organização, direção e controle da propriedade, utilizando ferramentas na produção, de acordo com cada negócio, busca por qualidade, finanças e recursos humanos da empresa rural. E de sempre procurar contar com consultorias individuais para cada empreendimento, e da elaboração de planos para a implantação e consolidação das ferramentas de gestão.
A terceira palestra será sobre “Panorama da agropecuária para os próximos anos no Estado do Espírito Santo”, pelo deputado estadual, Genivaldo Lievore.

