Congresso de Agroecologia recebe mais de 1.400 inscrições de trabalhos

por admin_ideale
O VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia (VIII CBA-Agroecologia) recebeu aproximadamente 1.400 artigos e relatos de experiências para apresentação durante o evento que ocorrerá de 25 a 28 de novembro 2013, em Porto Alegre, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Para esta edição do CBA-Agroecologia foram submetidos 400 relatos de experiências, número 25% maior do que na edição anterior. Para o coordenador da Comissão Técnico-Científica, Fábio Dal Soglio, esse aumento demonstra o crescimento da abordagem da temática. “Em agroecologia, a construção do conhecimento está muito nas experiências práticas, tanto na área da educação como na de produção e de organização social. São experiências importantíssimas e temos sistematiza-las por serem fundamentais para o processo agroecológico. A criação desse espaço de relato de experiências no Congresso valoriza esses trabalhos, criando duas categorias iguais em termos de importância: experiências e artigos”, avalia Dal Soglio. “Foi um acerto”, afirma. 

Quanto ao número de artigos, houve redução. No VII CBA-Agroecologia, ocorrido em 2011, foram inscritos cerca de 1.400, mas, segundo o coordenador, essa diminuição para o Congresso em Porto Alegre é reflexo do aumento de eventos realizados em todo o Brasil e na América Latina. “Estamos dentro do esperado, já que muitos eventos vêm ocorrendo e com isso surgem novos espaços para receber os trabalhos. A própria Associação Brasileira de Agroecologia – ABA – está criando novos espaços regionais e internacionais que estão ampliando as oportunidades para a apresentação de trabalho em Agroecologia.” 

A Comissão Técnico-Científica esteve reunida, nesta semana, em Porto Alegre para ajustar os critérios de avaliação. Em setembro serão definidas as formas de apresentação, se pôster ou oral, e o número final de trabalhos que serão expostos durante o CBA-Agroecologia. “Não estamos preocupados com a quantidade, mas com a qualidade do que será mostrado ao público”, reflete Dal Soglio, que se mostra preocupado com o número de plágios. “Essa é a nossa grande crítica até o momento. Estamos fazendo uma ‘cruzada’ contra os plágios e o Congresso assumiu isso como uma questão bastante rigorosa”, destaca. 

Os trabalhos selecionados serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia, da ABA-Agroecologia, promotora do evento, que também é organizado pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Embrapa Clima Temperado, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, entre outras entidades. 

Durante o VIII CBA-Agroecologia também ocorrerão o XIII Seminário Estadual e XII Seminário Internacional sobre Agroecologia e o V Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia. O tema desta edição do congresso será “Cuidando da Saúde do Planeta”. Os organizadores esperam a presença de aproximadamente 3.500 congressistas, entre agricultores familiares, representantes de instituições governamentais, associações, organizações civis, movimentos sociais e acadêmicos. As atividades serão distribuídas em cinco eixos temáticos: 1) Agroecologia e saúde humana; 2) Reinventando a economia; 3) Diversidade como condição para saúde do planeta; 4) Agroecologia como base para a educação; e 5) Saúde do Agroecossistema. 

 
 
 
Agrolink com informações de assessoria

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar