51
O mercado da Unidade Regional Noroeste, em Colatina, fechou o mês de maio com 2.394.613 quilos vendidos, gerando movimentação financeira de R$ 4.301.045,66. Nos últimos cinco meses deste ano totalizaram 11.270.392.00 quilos de produtos comercializados na unidade.
Dentre as 50 variedades de produtos vendidos, o destaque foi para o quiabo produzido no município de Santa Maria de Jetibá, com 2.310 quilos. A banana da terra, o maracujá azedo, a salsa, a abóbora, a laranja, o jiló, a melancia, a tangerina ponkan, o tomate longa vida, a batata comum, o pimentão e a alface também foram os alimentos que apresentaram maior oferta durante o mês.
“Em maio as vendas na Ceasa Noroeste teve uma pequena queda (1%) devido aos feriados. Já a movimentação financeira caiu na faixa de 5%, devido a baixa dos preços do tomate, que teve uma média de preço relativamente alta comparado a abril. Por isso, a média ponderada do fruto que é considerado o carro chefe da comercialização provocou a queda nos preços médios”, explica o gerente das Unidades Técnicas Regionais, Marcos Antônio Cossetti Magnago.
Destaques
A novidade do mês foi a participação do município de Santa Teresa que contribuiu com 181.390 quilos. Outros estados como Minas Gerais e Bahia também ofertaram na unidade, totalizando 31.300 quilos. Os produtos mais vendidos foram a melancia, cebola amarela, banana da terra e batata comum.
Além de Santa Teresa, os municípios capixabas que mais se destacaram foram Baixo Guandu com 36.560 quilos; Cariacica com 463.230 quilos; Colatina com 195.760 quilos; Itaguaçu com 115.050 quilos; Itarana com 96.616 quilos; Linhares com 37.100 quilos; João Neiva com 27.100 quilos, Marilândia com 85.970 quilos; Pancas com 42.080 quilos; Santa Maria de Jetibá com 778.832 quilos e São Roque do Canaã com 149.755 quilos.
Rainã Jacobsen Maier

