Eletrificação Rural: Energia mais forte garante novos empreendimentos no interior

por admin_ideale

Em 2012, o Governo do Espírito Santo, por
intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e
Pesca (Seag), dentro das ações do programa ‘Energia Mais Produtiva’, concluiu a
implantação de novas redes para melhorar a estrutura de energia elétrica no
campo dando suporte aos produtores rurais e empreendedores.

“A energia é um insumo básico e os produtores
rurais, beneficiados com uma carga de energia maior, têm suporte adequado para
utilizar equipamentos que melhoram as condições de produção e a qualidade do
produto, como secadores e despolpadores de café. Nosso objetivo é priorizar a
atenção aos agricultores de base familiar”, destaca o secretário de Estado da
Agricultura, Enio Bergoli.

Com as ações do ‘Energia Mais Produtiva’, a Seag
investiu R$ 1.68 milhão para implantar 76,56 quilômetros de novas redes, nos
municípios de dos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Baixo Guandu,
Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu,
Itarana, João Neiva, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, São
Mateus, Sooretama e Vila Valério, beneficiando diretamente 1251 famílias.

Na comunidade de Córrego São José dos Rodrigues, no
município de Ibatiba, as 42 famílias que vivem na localidade passaram a contar
com uma nova rede elétrica trifásica.

Além de beneficiar os produtores rurais da região,
o investimento também permitiu o início das operações de uma fábrica de
fertilizantes orgânicos, que utiliza dejetos animais na produção. “A empresa só
começou a operar por causa da instalação da rede trifásica. A rede monofásica
não dava conta de mover as máquinas, nem os secadores dos agricultores
vizinhos. O programa trouxe muitos benefícios para nossa região”, afirmou o
diretor de produção da indústria, César Trindade.

Com a operação, a unidade emprega 25 trabalhadores
e durante a implantação outros 60 postos de trabalho foram gerados.

Programa ‘Energia mais Produtiva’

O programa ‘Energia mais Produtiva’, criado pelo
Governo do Espírito Santo e desenvolvido pela Seag, amplia a estrutura de
energia elétrica no campo dando suporte aos produtores rurais. É mais
infraestrutura e sustentabilidade para o campo, mais qualidade para os produtos
e renda para os agricultores.

Para 2013, a meta da Seag é implantar mais 30
projetos comunitários, com investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões.

O programa veio complementar o ‘Luz para Todos’,
pois após atender às necessidades básicas de energia elétrica dos domicílios
das famílias rurais capixabas, por meio do antigo programa, os agricultores
passaram a modernizar e tecnificar suas propriedades, adquirindo equipamentos
que facilitam os beneficiamentos de produtos, que demandam maior capacidade da
carga elétrica.

Grande parte das redes elétricas existentes no
interior do Estado não é suficiente para suportar os diversos equipamentos e
máquinas agrícolas tais como: secadores de café, resfriadores de leite,
sistemas de irrigação, batedeiras de cereais e diversos equipamentos de uso
agrícola movidos a motores elétricos.

 

Léo Júnior

Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo

O Campo Vivo também está no Facebook

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar