Crise na Europa prejudica exportações de frutas brasileiras

por admin_ideale

 

As exportações de frutas recuaram mais de 12,29% entre janeiro e novembro deste ano. Cerca de 75% das frutas frescas que o Brasil exporta vai para países da União Europeia, que vêm enfrentando uma grave crise.

A gerente da Jaguacy Avocado Brasil, empresa que exporta abacate para 20 países e diversos Estados brasileiros, Lígia Carvalho, diz que o empreendimento sentiu o recuo nas vendas este ano.

– Começamos a exportar em fevereiro e vamos até metade de junho. Tivemos um, grande problema na área de exportação devido à retração no mercado europeu e à concorrência de outros países produtores de abacate. Tivemos uma retração de 30% do valor esperado do produto.

Apesar do recuo nas exportações, o mercado interno de frutas continua firme. Segundo Lígia, o Brasil compete igualmente com a Europa na questão de preços.

– A demanda interna continua firme. Hoje, o Brasil é um dos competidores no mercado de consumo de frutas nacionais, então, ele não perde nada em questão de preços. Em questão de volume, o país ainda é incipiente, mas em termos de valor pago pela frutas, o Brasil está bem comparativamente à Europa.

O Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) estima que até o final do ano as exportações cheguem a 720 mil toneladas. A perspectiva é que a queda verificada em 2011 seja estancada e que as exportações de 2012 permaneçam nos mesmos patamares deste ano.

– Nós estamos com perspectiva de aumento no volume de exportações para o ano que vem, devido a investimentos feitos na área mercadológica. Acreditamos que o consumo vá ter um aumento de 25%.

 

Canal Rural

 

 

Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.

(É necessário colocar nome completo, e-mail, cidade e o título da notícia comentada. Todos os comentários enviados serão avaliados previamente. O Portal Campo Vivo não publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros, etc.)

 

Siga o Campo Vivo no Twitter  @CampoVivo
O Campo Vivo também está no Facebook

 

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar