Crescimento na produção de bovinos e bubalinos na Índia preocupa brasileiros

por admin_ideale

A produção crescente de bovinos e bubalinos na
Índia, incentivada pela forte demanda por produtos lácteos, tem assustado os
produtores brasileiros. O temor é perder espaço nas exportações internacionais,
principalmente para mercados pouco exigentes. O Brasil conseguiu aumentar 1,6%
a produção de bovinos em 2011 comparando com o ano anterior, chegando a 212,8 milhões
de cabeças. No mesmo caminho segue a Índia que pode ter em 2013 um rebanho de
327 milhões de animais, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos
Estados Unidos (USDA) que considera bovinos e bubalinos na mesma categoria. Na
Índia, as leis federais e estaduais proíbem o abate de bovinos por questões
religiosas. O abate de búfalos é permitido somente para touros e novilhas não
produtivas.

Com a oferta maior nos dois países, haverá
necessidade de encontrar novos mercados compradores. A indicação de um duelo
pode ser amenizada se o interesse em ganhar mercados esbarrar na qualidade do
produto oferecido. “Mesmo com a diferença entre bovinos e búfalos há
mercados que querem saber apenas da proteína animal. Neste caso, a concorrência
com o Brasil seria inevitável, já que a Índia tem um maior rebanho”,
explica o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat),
Luciano Vacari. Segundo ele, os produtores brasileiros são muito dependentes
dos compradores. “O produto da Índia chega mais barato no mercado.
Precisamos rever o posicionamento do Brasil no mercado externo”.

O representante da Fazenda Conforto, em Goiás, Flávio Abdo, lembra que a Índia
exporta principalmente para China e Egito. “É preocupante porque a Índia
está pegando parte do nosso mercado”. Para ele, o Brasil poderia focar em
mercados que pagam mais pela carne e não em mercados que não fazem distinção
entre carne de búfalos e de bovinos. O gerente de pesquisa de mercado do
Frigorífico Minerva, Fabiano Tito Rosa, analisa que no segundo semestre deste
ano os números de exportação do Brasil estão sendo bons. “O Brasil vem
recuperando o espaço. Primeiro, porque a carne voltou a ser competitiva.
Segundo, porque estamos produzindo mais”.

Ele pontua ainda que o Brasil deverá exportar mais
que os Estados Unidos e a Austrália. “A Índia, que é o maior exportador,
se levado em conta a exportação de búfalos, incomoda no mercado de carnes menos
nobres, produzindo carne barata, mas com pouca qualidade”. De acordo com
ele, para que o Brasil consiga manter e até ampliar o seu espaço no mercado
externo seria necessária a exportação de, pelo menos, 90 mil toneladas por mês.

O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP),
Sérgio De Zen, explica que a baixa qualidade da carne indiana não deve meter
medo no produtor brasileiro. Entretanto, acredita que a África do Sul é o
concorrente direto do Brasil porque possui caracaterísticas semelhantes de
qualidade do rebanho bovino”. Eles possuem tecnologia e uma boa indústria,
cenário este também explorado pela produção brasileira”.

 

Vivian
Lessa


Comente esta notícia. Clique aqui e mande sua opinião.


necessário colocar nome completo, e-mail e o título da notícia comentada. Todos
os comentários enviados serão avaliados previamente. O portal Campo Vivo não
publicará comentários que não sejam referentes ao assunto da notícia, como de
teor ofensivo, obsceno, racista, propagandas, que violem direito de terceiros,
etc.)

Siga o Campo Vivo no Twitter @CampoVivo



O Campo Vivo também está no Facebook

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar